sábado, 7 de setembro de 2013

NO LARZAC HOSPITALÁRIO E TEMPLÁRIO

A necessidade de prestar assistência e de albergar os peregrinos com destino ao túmulo de Cristo em Jerusalém levou à criação da ordem dos Hospitalários em 1113 depois à dos Templários cerca de 1120. Os Templários  instalaram-se no Larzac em meados do século XII. A "commanderie" de Sainte-Eulalie de Cernon controla uma grande parte do Larzac; durante 150 anos os cavaleiros do Templo vão agrupar as populações à volta de locais como La Cavalerie e La Couvertoirade.
Desde 1997 um Conservatório do Larzac Hospitalário e Templário criou um percurso de descoberta dos principais locais. O nosso interesse por estes assuntos levou-nos a programar uma visita aos diversos locais. Confessemos que a visita não nos deslumbrou.
SAINT JEAN D'ALCAS
Para começar, este forte e a aldeia no seu interior não têm nada a ver com  Templários ou Hospitalários. Trata-se de um forte construído por uma abadessa cisterciense durante a Guerra dos Cem Anos. A visita guiada é interessante e o estado de conservação dos locais é impecável. A aldeia oferece uma AS gratuita.
O brasão da fundadora 
Uma casa da aldeia
LE VIALA DU PAS DE JAUX
Foi previamente uma exploração agrícola Templária e a partir de 1312 uma fortificação e aldeia Hospitalária. O edifício tem um interesse moderado e o montante que é pedido pela visita não tem justificação. A aldeia oferece um amplo parque de estacionamento onde se pode estacionar e pernoitar (sem serviços).
SAINTE-EULALIE DE CERNON
Os Templários instalaram aqui a "commanderie" que iria controlar todo o Rouergue (actual departamento do Aveyron). O local conservou  a quase totalidade dos seus edifícios e é um dos melhor conservados do Sul de França.
A vila oferece um amplo estacionamento onde se pode pernoitar em AC; existe mesmo uma AS (gratuita)
A igreja românica dos Templários
LA CAVALERIE
A vila de La Cavalerie foi criada pelos Templários perto da estrada que atravessa de Norte a Sul o planalto do Larzac. As fortificações e outros edifícios foram bem reabilitados dando ao local um aspecto antigo. 
Em La Cavalerie encontra-se uma das AS da organização francesa CCParks que, por somas que vão de 6 a 12 Euros, oferece instalações excelentes com AS completa e electricidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário