domingo, 1 de setembro de 2013

DE AZEITÃO A CORDES-SUR_CIEL

Saímos de Azeitão directos a Valladolid para descanso e pernoita utilizando a sua muito conveniente Área de Serviço quase em pleno centro. No dia seguinte fizemos o percurso restante até
SALIES-DE-BÉARN
Esta pequena cidade deve a sua notoriedade ao sal que influenciou fortemente o curso da sua história; o seu aparecimento é atribuído a um javali, descoberto perto de uma nascente com as cerdas cobertas de cristais de sal. Desde então, Salies-de-Béarn vela sobre o seu tesouro: uma nascente inesgotável de água fortemente salgada que possui propriedades curativas e de bem-estar. Aproveitámos a ocasião para desfrutar de um dia nas termas que bastante nos agradou.
Hotel do século XIX
Edifício das Termas
Aspectos de Salies
A lenda do javali de Salies
Existe uma AS bastante acolhedora e muito perto do centro a 9,00 €/dia (electricidade incluída).
CORDES SUR CIEL
Cordes foi fundada em 1222 por Raimond VII, Conde de Toulouse. O nascimento da cidade está ligado com a cruzada contra os Albigenses, lançada no inicio do século XIII contra os cátaros do Sul, declarados heréticos. Foi a primeira e a mais importante das novas cidades criadas para acolher as populações duramente atingidas pela cruzada. O flagelo dos refugiados não é recente!
Cordes teve um crescimento notável devendo a sua prosperidade às industrias dos tecidos, couro, comércio e finança. Na idade de ouro da cidade (1280-1350) os mercadores abastados e algumas familias nobres mandaram edificar palácios góticos sumptuosos de que desfrutamos ainda hoje.
O nome Cordes-sur-Ciel é-lhe atribuído em 1993 por decisão oficial. As restaurações dos monumentos históricos tem sido notável.
Maison Ladevèze
Igreja Saint-Michel
Maison du Grand Ecuyer
La Barbacane
A AS muito bem situada perto do centro. Custo da pernoita e serviços, 5,00 €/dia.
 
ROQUEFORT
A visita a Roquefort-sur-Soulzon é quase obrigatória quando estamos por estes sítios. Tem um carácter unicamente gastronómico devido a sermos "fans" do queijo local. Para quem não conhece vale a pena visitar as "caves". No entanto esta visita, embora pedagógica, não é "real". Com efeito seria impossível levar centenas de pessoas a visitar os locais onde se "afina" o precioso queijo que necessita de condições ambientais bem definidas que não estariam de acordo com as visitas. O que se vê é, assim, um pouco teatralizado. Mesmo assim vale a pena. A visita a Papillon (o nosso preferido) é gratuita e com prova no fim.
Os pães de centeio fabricados uma vez por ano e onde é "cultivado" o fungo que dá a este queijo o seu carácter muito especial.
A AS, a 700 metros do centro, é gratuita, fica junto ao posto de turismo com WiFii gratuita e a paisagem abaixo.

3 comentários:

  1. Bom dia capitão Haddock! Que passeio lindo; estamos saudosos desta bela Europa, com muitos atrativos e condições para autocaravanas.
    Quantos km foi o passeio? Foi por rodovias pedagiadas ou não?
    Saúde e boas estradas.
    San & Dan (felizmotorhome.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos Sandra e Darlou

    Não tenho tido boas oportunidades de Internet e por isso não vos respondi. A viagem continua a decorrer com muita calma. Atá hoje (6/9)cerca de 2800 km. Por vezes utilizo rodovias pedagiadas outras vezes não. Com bom acesso Internet publicarei mais sobre a viagem

    ResponderEliminar
  3. Tenho acompanhado a viagem ,alias como quase todas que consigo ver,e nao perco pitada,fica em banho maria para uma 1ª oportunidade.Continuação de boa viagem.

    ResponderEliminar