terça-feira, 21 de agosto de 2012

DE PARAÍSO EM PARAÍSO (COM PASSAGEM PELO INFERNO)

Eu sei. A vida é dura. Para a tornar um pouco mais suportável nada melhor que escolher alguns "paraísos" com que ainda nos vamos deparando neste "vale de lágrimas". Barril de Alva é um deles. Vejam o ar "preocupado" destes quatro "senadores" de molho no rio Alva. Sem sequer se preocuparem com a poluição causada por um ou outro abusador.
Para alguém que ainda possa andar distraído neste mundo do autocaravanismo aqui fica a informação sobre esta AS para AC (mas será que existe algum português que ainda não saiba disto?).
Em Barril de Alva, nas margens do rio que lhe dá o nome, está uma aldeia que conta, parece, com 300 habitantes. Beneficia de belezas naturais ímpares, de uma população acolhedora e, principalmente, de uma administração autárquica notável. Parece que, inacreditavelmente, a fria lei dos números quer acabar com esta freguesia. Nem queremos acreditar e, embora sem grandes meios para concretizar a nossa oferta, aqui nos disponibilizamos com o nosso apoio para que Barril de Alva se mantenha tal como é.
Esta terra, que facilmente nos entra no coração, conta com um habitante que se singulariza pelo seu espírito de serviço, pela sua gentileza e do qual nos orgulhamos de poder contar entre os nossos amigos. Falo do Carlos Ramos e mais não digo.
Nesta viagem que começámos a 12 de Agosto tínhamos planeado várias coisas. Uma das principais vantagens do autocaravanismo é a facilidade com que se modificam os planos pré-estabelecidos. O Facebook fez-nos saber que tínhamos alguns amigos no Barril e aí vamos nós.
Alguns dos nossos amigos são "poetas" de fim de semana e, nos azulejos que ornamentam a "cozinha" do Barril quis deixar um pouco da sua veia.
Pois e é mesmo "baril" como diz o Rui. Junto à AS são disponibilizados equipamentos comunitários tais como uma cozinha com churrasqueira e forno, casas de banho e locais para merendas. Algumas imagens dos equipamentos e da utilização "intensiva" que lhes foi dada.






Vínhamos por um dia ficámos mais. Mas a viagem tem que continuar e lá seguimos para o norte com destino a Lamego, onde nos encontramos e que é um outro canto de paraíso. O nosso companheiro Nuno instalou em Lamego numa propriedade em que outrora funcionou uma estalagem de pertença familiar um Parque de Autocaravanas.

 

Conta com uma bem implantada AS, com casas de banho, lavagem de loiça e ainda WiFii gratuita que estamos neste momento a utilizar. Junto ao Parque existe um modesto restaurante com uma relação qualidade/preço imbatível. De salientar ainda que os "vizinhos" são as Caves da Raposeira que hoje mesmo tivemos a oportunidade de visitar. Impressionantes as suas caves com 5 milhões de garrafas!
No caminho parámos em Góis. Simpática a Praia Fluvial da Peneda.


O "inferno" perguntarão. O Parque de Campismo Municipal de Góis. Pura e simplesmente não tem condições para receber autocaravanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário