sábado, 22 de junho de 2013

O TURISMO EM PORTUGAL CONTINUA

De Vila Velha de Ródão seguimos para o Fundão onde decidimos pernoitar no Parque de Campismo "Parque do Convento". Correcto, sem mais. Estamos a satisfazer a gula em cerejas. De todas as formas, mesmo em culinária como foi o caso de um "bacalhau com compota de cereja" degustado no restaurante do camping.
Paisagem no Fundão
Cerejeiras
Bacalhau com cerejas
Em seguida Belmonte. Fomos fazer serviço no local apropriado, Parque de Santiago. Ausência de grelha para cinzentas. Local com casas de banho, jogos e outros equipamentos de lazer. Muito perto da estrada com bastante movimento e um pouco longe do centro escolhemos para estacionar e pernoitar o largo em frente do quartel da GNR que fica praticamente no centro. Belmonte, que não conhecíamos, constituiu uma agradável surpresa. Visitámos com detalhe o seu Castelo, a Igreja de Santiago, o Panteão dos Cabrais, o Museu Judaico, o Museu do azeite, o Ecomuseu do Zêzere e o Museu os Descobrimentos. Deambulámos pelas suas ruas e em especial pela Judiaria.
Local de pernoita em Belmonte
 


Igreja de Santiago
Panteão dos Cabrais



Ruas da Judiaria 
D. Pedro Álvares Cabral
Brasão dos Cabrais 

Belmonte, uma grata surpresa
O destino seguinte foi o Sabugal. Difícil resistir à comparação com a visita anterior. Começámos por utilizar a AS. Plataforma excessivamente estreita, torneiras vandalizadas. Impossível permanecer por perto pelos odores provenientes da lavagem dos carros de recolha de lixo. Estacionámos na avenida principal para visitar o Castelo e almoçar: Aqui é justo mencionar um notável "arroz de carqueja". 
Porta leonesa em Sabugal
Castelo de Sabugal

A pernoita seguinte foi em Aldeia da Ponte. AS funcional, bem concebida. Estacionamento muito aprazível para ficar, embalados pelas centenas de rãs que pululam na pequena retenção de água anexa aos locais. Ponte romana.




Continuámos para Almeida onde parámos para breve visita aos locais que já conhecíamos e para o almoço que desta vez foi na AC. Almeida oferece aos autocaravanistas uma plataforma para estacionamento mesmo à entrada do casco histórico (encontrava-se completamente preenchida por companheiros franceses mas existe mais lugar para estacionar. O local é servido por casas de banho, tem despejo de cassetes e ligação eléctrica se se possuir um fio suficientemente longo.
AS PARA AC em Almeida
Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário