quarta-feira, 18 de abril de 2012

ÁVILA


De acordo com a Wikipédia:
Ávila é um município da Espanha na província de Ávilacomunidade autónoma de Castela e Leão, de área 231,9 km² com população de 53 794 habitantes (2007) e densidade populacional de 231,97 hab./km². A cidade de Ávila é banhada pelo rio Adaja. Possui um clima de tipo continental, com verões quentes e invernos frios."
E ainda:
"Conhecida como Abila em latim e parte da província da Hispania no tempo do império romanoÁvila é uma cidade muralhada e apresenta-se fortemente marcada pela história, sobretudo dos séculos XII e XV. A muralha, com 2,5 km de extensão, possui várias portas e 88 torres redondas, dispostas de 20 em 20 metros. As portas de Alcazar e de S. Vicente localizam-se na parte mais antiga, voltada a oriente, sendo a mais monumental; na sua face norte apresenta reminiscências mouriscas. A cidade foi ocupada pelos Árabes no século VIII e conquistada por D. Afonso VI em 1088" 
Isto quanto à situação e à história. Quanto ao autocaravanismo: não existem Parques de Campismo nem Áreas de Serviço; estão indicados dois Parques de estacionamento onde a pernoita é autorizada. O Parking del Rastro e o situado no Paseo de Santa Maria de la Cabeza (conhecido por Parking de los Autobuses) onde ficámos (N40º39'39" W4º42'16"). Situação ideal pois está nas traseiras do Centro Municipal de Congressos e da esquadra de policia e a escassos minutos das muralhas. A foto abaixo é tirada das muralhas para o dito parking.

O tempo estava extremamente frio e as visitas foram feitas "a toque de caixa". 
A Unesco declarou Ávila "terra de cânticos e de santos", Património da Humanidade, pela preservação que soube fazer de um perímetro urbano único, amuralhado, 
As muralhas de Ávila são por si só um espectáculo e são as mais bem conservadas de Espanha. Construídas no século XII, contam actualmente com 2,5 km de comprimento e, quem por elas se passeia pode contar com 2500 ameias, 88 torres, 6 portas principais e três secundárias, além da abside da Catedral e de um singular campanário. Aqui vos deixo algumas imagens.




Também "rigorosamente a não perder" é a Catedral, exemplo claro de templo-fortaleza. Se as catedrais configuram o perfil da cidade medieval, em Ávila templo e cidade mantém uma estreita relação que excede os limites estritamente religiosos e se manifesta, sobretudo, no seu carácter defensivo, já que a sua cabeceira se confunde com a fortificação, convertendo-se no torreão mais forte do conjunto.



Os seus interiores são também notáveis e aqui deixamos algumas imagens.



De entre toda a oferta disponível escolhemos ainda a Basílica de los Santos Hermanos Martires Vicente, Sabina y Cristeta cuja construção foi iniciada no século XI por Raimundo de Borgonha. Exemplo do Românico Espanhol, com planta de cruz latina dotada de três absides, três portas e três naves.
O seu pórtico como aliás todos os pórticos de basílicas decoravam-se com a finalidade de acolher e evangelizar através da arte.

O templo visto das muralhas apresenta um conjunto muito harmonioso.
No seu interior são de destacar o túmulo dos três irmãos,
o aspecto imponente da nave central, os magníficos tectos e o retábulo do altar mor.



Por último deixamos um aspecto da Plaza Maior com a Iglesia de San Pedro.


A meteorologia não foi das mais agradáveis para a visita, no entanto julgamos que esta cidade mereceria mais tempo e uma visita mais em detalhe. Que saibamos o tempo de permanência no parque de estacionamento não é limitado com o único problema de não existirem serviços de apoio.
Daqui para Portugal é um "saltinho".

Sem comentários:

Enviar um comentário