sábado, 7 de maio de 2011

REPUBBLICA DI SAN MARINO

Para quem não conhece e para vos evitar uma ida ao Googgle eis alguns pequenos apontamentos sobre este pequeno país.
Segundo a lenda um canteiro de origem dálmata, San Marino, teria chegado à cidade vizinha de Rimini e depois de algumas vicissitudes teria vindo fixar-se e instalar uma pequena capela no Monte Titano. Para escapar às perseguições do imperador Diocleciano formou uma pequena comunidade, semi profana, semi religiosa, na zona mais protegida do monte. A data dessa fundação remontaria a 301 DC. A primeira documentação histórica é de 885 e descreve conflitos territoriais com o Arcebispado de Rimini.
Os primeiros Estatutos foram escritos em 1253 e constituem ainda hoje, devidamente adaptados, a legislação de San Marino. O território de 61 km2, ocupa um espaço natural muito acidentado nas vertentes do Monte Titano. O sitema politico que rege esta pequena República mantém-se há cerca de nove séculos.
Palácio do Governo
As "forças armadas"
Dois “Capitães-regentes” escolhidos entre os sessenta membros do Conselho são investidos semestralmente no cargo de chefes de Estado. A vida económica é mantida pelo turismo, pelo comércio, filatelia, artesanato e agricultura. Conservam-se algumas fortificações que emprestam ao território uma certa beleza.

O Templo dedicado ao Santo é bem bonito (encontrava-se em obras e por isso a reportagem fotográfica é limitada).

Por fim, informa-se que no território se pratica no comércio o sistema de “tax free” o que se torna num verdadeiro perigo para as carteiras. Artigos em pele, roupa de grandes marcas, perfumes, electrónica, etc são a preços muito atractivos. Fujam, meus amigos!
E agora até Veneza.

1 comentário: