domingo, 6 de junho de 2010

SAFI

Importante porto marroquino desde o século XVI, a cidade de Safi é hoje um centro industrial e um grande porto de transformação de sardinha. Tem uma Medina interessante e inúmeros traços da presença dos Portugueses.

Começamos por visitar a Kechla onde se encontra instalado o Museu Nacional da Cerâmica que infelizmente se encontrava encerrado para beneficiações. Construída no século XVI pelos portugueses esta cidadela, inclui uma mesquita e um jardim dos séculos XVIII e XIX. Apreciámos os tectos e portas de que deixamos alguns detalhes fotográficos. Descemos a bela Avenida Moulay Youssef que nos levou ao Dar el-Bahr ou Castelo do Mar. Construção igualmente portuguesa, serviu de residência ao Governador e depois aos sultões no século XVII. Está fechado a visitantes pois uma parte da muralha desmoronou para o mar que está a escavá-lo pelas fundações. Fomos informados localmente que existiria um projecto de recuperação com a ajuda financeira de Portugal.
Sempre com a presença de muralhas e fortificações deixadas pela presença portuguesa entrámos na Medina tendo aí visitado a Capela Portuguesa, originalmente o coro da Catedral de Safi, erguida em 1519. Espera-se para breve uma visita do Embaixador de Portugal pois está em curso um projecto de reabilitação da Catedral para a tornar num centro cultural luso-marroquino.
A visita de Safi terminou na Colina dos Oleiros com visita limitada, por ser Domingo, mas não evitando de carregar a AC com mais uns “cacos”.


Sem comentários:

Enviar um comentário