quinta-feira, 3 de junho de 2010

PLACE JEMAA EL-FNA

Para vos evitar a consulta de guias turisticos avanço alguns dados sobre este local emblemático de Marraquexe e de Marrocos.
Desde há séculos esta praça extraordinária e única é o centro nevrálgico e o ex-libris da cidade. Embora seja apenas um espaço irregular sem qualquer conjunto harmonioso de edificios, interessa aos visitantes sobretudo porque é uma mostra tradicional de Marrocos.
A UNESCO declarou-a Património da Humanidade.
De manhã realiza-se um grande mercado onde se vendem plantas medicinais, sumo de laranja natural acabado de fazer, oleaginosas e doçaria. Ao entardecer, o movimento na praça fica no auge, transformando-se no palco de um gigantesco e variado espectáculo ao ar livre. Quando se sente no ar o cheiro da carne a grelhar e o aroma das especiarias, a praça enche-se de músicos, bailarinas, contadores de histórias, artistas, videntes, encantadores de serpentes.
Em 47 fotografias, sem comentários, tentamos dar-vos um pouco do ambiente Jemma el-Fna. Chegámos ali um pouco antes do pôr do sol e tentamos dar a noção da transformação da Praça ao anoitecer. As primeiras imagens foram tomadas da esplanada de um dos inúmeros cafés que a rodeiam. Depois mergulhámos nela: jantámos peixe frito numa das inúmeras tascas, bebemos sumo de laranja como os locais o fazem, comemos doçes e bebemos uma bebida quente composta por chá verde, gengibre, cardamomo, canela, noz moscada, etc. O nome? Galanga, creio. Excepcional, meus amigos!
Adorámos!
Dez horas da noite. Marraquexe, que de dia fervilha, á noite entra em franca ebulição. As familias ocupam as ruas e praças; homens mulheres e crianças passeiam, tomam o fresco, comem ou bebem na Praça; a rua é do Povo. Não há lugar para os meliantes. Sentimo-nos em perfeita segurança. É bom viver assim. Marrocos no seu melhor!


Sem comentários:

Enviar um comentário