quarta-feira, 9 de junho de 2010

A MESQUITA HASSAN II EM CASABLANCA

Um pequeno aparte antes de prosseguir neste post. O Parque de Campismo de El Jadida é de evitar na medida do possível. As instalações sanitárias são inutilizáveis, todo o parque se encontra em completo estado de abandono. A única actividade que funciona em pleno é a venda indiscrimada de bebidas alcoólicas o que faz que seja frequentado por inúmeros clientes marroquinos, alheios ao PC, e que ali vão exclusivamente para beber. A circulação de veículos é incessante. Muito desagradável e é pena, porque tem uma situação excelente para a visita da cidade. Enfim, foi uma única noite e é para esquecer.
Pela autoestrada fizémos a ligação até Casablanca com o fim único de visitar a Mesquita Hassan II.
As considerações que se seguem são extraídas do folheto distribuido aos visitantes: 
Erigida em parte sobre o Oceano Atlântico , é um dos mais belos edificios do mundo, pelas suas dimensões e pela sua arquitectura. Obra prima da arquitectura arabo-muçulmana é uma das proezas técnicas do século XX. A Sala de oração tem uma superficie de 20 000 m2 e uma capacidade de 25 000 pessoas é dotada de um tecto de abrir. Duas mezzanines sobreelevadas são consagradas às mulheres; o trabalho de moucharabieh aí existente é de uma fineza extraordinária. A sala de abluções é uma jóia arquitectural, constituida por 41 fontes de mármore. É o mais alto minarete do mundo com 200 metros de altura. 2500 operários e 10 000 artesãos trabalharam nela durante seis anos de 1987 a 1993. 
Não esperem de mim qualquer comentário quanto ao facto de se ter feito um tal monumento á glória de um homem e do seu Deus num país onde a mais extrema pobreza é tão evidente ou sobre a maneira como foi financiado.
É a beleza elevada ao seu máximo expoente e não quero dizer mais nada. As fotos que vos ofereço são uma pálida imagem da realidade. Desfrutem!

Sem comentários:

Enviar um comentário