quinta-feira, 6 de setembro de 2012

NO MEIO DAS VINHAS


Saídos de Burgos fomo-nos instalar perto de Saint Jean de Luz na praia de Erromardie. Por aqui ainda se consegue não carregar a costa com prédios, condominios e outras construções estapafúrdias. As habitações que existem enquadram-se perfeitamente na beleza agreste desta costa basca. Belas praias um pouco “selvagens”.
Em seguida, pelas pequenas estradas das Landes, fomos até Biscarrosse; desta vez a instalação foi em Navarrosse junto ao grande lago Norte.
A etapa seguinte foi em Saint Emilion que já há algum tempo queriamos conhecer. Bonita vila mas que não deixou uma recordação inesquecível. Nas suas ruas acidentadas encontra-se “porta sim, porta não” um vendedor de vinhos (a porta não é um restaurante). A crise não chegou aqui: os menus nos restaurantes andam pelos 30 € por cabeça. Por outro lado nos grandes rótulos de vinhos encontrámos autênticas “pechinchas”, por exemplo, uma garrafa de Chateau Margaux de 1948 por 14.000 € (sim 14 e não, não era um automóvel, era UMA garrafa de vinho!). A seguir vos deixamos algumas imagens da vila.




A Colegial de Saint Emilion



Fomos depois instalarmos-nos em Rauzan, no parque do seu castelo. O castelo de Rauzan foi construído pela coroa inglesa no século XIII. A seguir à guerra dos Cem Anos foi restaurado em estilo gótico.

Do ponto de vista autocaravanista temos privilegiado as pernoitas em camping e temos encontrado coisas engraçadas: desde aquele que proporciona uma área de despejos que vai directamente para uma ribeira, ao que informa que a água na AS não está disponível e que para meter água é necessário dirigir-se à AS municipal próxima (gratuita), àquele que indica que as águas cinzentas devem ser despejadas no exterior directamente para a ribeira que passa próximo. É a primeira vez que encontramos este estado de coisas em França; não estávamos à espera que pudessem ainda existir. Mas enfim, as paisagens são belas e as pessoas, na generalidade, acolhedoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário