sexta-feira, 31 de agosto de 2012

BURGOS

Em Burgos encontram-se figuras estranhas.
Espreita-se o jornal do vizinho
e descansa-se junto ao peregrino.
Somos recebidos pela figura, célebre na cidade, de El Cid.

Na Casa del Cordón foi Cristóvão Colombo recebido pelos Reis Católicos a 23 de Abril de 1497 aquando do seu regresso da sua segunda viagem ao Novo Mundo.
Mas, incontestavelmente, a grande vedeta de Burgos é a sua Catedral declarada Património Mundial pela UNESCO. A sua construção prolongou-se desde o ano de 1221 até 1765, predominando o estilo gótico, admiravelmente harmonizado com outras tendências artísticas.
A Catedral gótica encontra-se na falda do monte Castelo no local anteriormente ocupado pela anterior catedral românica de Afonso VI; Puseram a primeira pedra o bispo Dom Maurício e Fernando III o Santo, rei de Castela e Leão, a 20 de Julho de 1221. As sensações suscitadas pela visita a este monumento não são fáceis de descrever. Aqui deixamos algumas imagens do exterior.







Também dos indescritíveis interiores.


















Por ali andamos três horas. A fatiga venceu-nos e não fomos capazes de ver tudo o que há para ver naquele esplêndido monumento. Burgos, ao contrário de León, não é tão fácil de "dominar". Faltou-nos ver muita coisa, o que vai servir de pretexto para regressar. 
Burgos vale a pena.
Do ponto de vista autocaravanista: ficámos acampados no PC Fuentes Blancas, único na cidade. Transporte público à porta que nos leva à Plaza de España  em poucos minutos. O Parque de Campismo é caro e não é bom, especialmente a AS que é nojenta. Mas, enfim, não conheço outras alternativas viáveis.

2 comentários:

  1. Também nós passamos por aí, mas como peregrinos e a mais a correr ainda, pos nada vimos da catedral a não ser por fora, à noite, quando chegamos e de madrugada, quando partimos para Hornillos de Camino. Mas do que tivemos mesmo pen de não ver mesmo foi Atapuerca. Não regressem sem ver! Um abraço e boa viagem! J. Tomaz e Lola

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao Camping Fuentes Blancas, o que posso dizer é que em Março de 2010 na nossa terceira grande etapa do Caminho Francês de Santiago (a pé), desde Hornillos a Sahagún, deixamos a AC lá estacionada e pagámos uma insignificância: 3€ ao dia. Quando regressámos de comboio com transbordo em Palencia estava um frio de rachar e em Burgos nevava mesmo, estando magníficas as proximidades do camping.

    ResponderEliminar