segunda-feira, 13 de agosto de 2012

VIAGEM DE VERÃO/OUTONO 2012 - INICIO


Certos companheiros dizem: somos veículos ligeiros e temos, portanto, direito a estacionar em igualdade de circunstâncias com os outros veículos da mesma classe.
Têm razão! Mas…
Imaginemos que uma dada autarquia cria condições para o estacionamento e pernoita de AC. Essa autarquia gere um território que confina com o mar e com uma lagoa. É muito frequentada por AC que concorrem, nos dias de grande afluência, com os outros veículos ligeiros pelos lugares de estacionamento. Pelo seu gabarito “incomodam”. A autarquia veda um espaço especifico, disponibiliza uma AS para AC e, de pleno direito, faz pagar pelo serviço prestado.
Caros companheiros: “iluminem a minha lanterna”!
Não tem esta autarquia o direito (e o dever) de fazer respeitar o investimento que fez e de disciplinar o estacionamento “selvagem” de veículos de 7 metros de comprimento por 2,30 metro de largura em locais que, em principio, não lhes são adaptados.
Pois.
Foz do Arelho de 12 para 13 de Agosto de 2012. Contámos em certas alturas mais AC no parque de estacionamento exterior do que no espaço proporcionado pela autarquia. Algumas delas em nitido estado de campismo. 
No exterior..
...ainda no exterior...
....sempre no exterior.....
..no exterior e em primeira linha de praia.
No interior a grande maioria de AC eram francesas e espanholas com uma minoria de portugueses. 

No interior....
...devidamente estacionadas.
O guarda do parque, que fecha a cancela às 1930 horas, confessou-nos que tomou conhecimento que alguns “utilizadores de AC” vinham pela calada da noite fazer serviço, regressando ao exterior, o que já o fez fechar a água da AS a partir de uma certa hora.
Caros amigos autocaravanistas: com comportamentos destes não se admirem que em muitos locais exista discriminação negativa em relação às AC.

4 comentários:

  1. Olá caríssimo Vitor.
    É uma verdade que como em tudo na vida, há gente mal educada que não sabe comportar-se com respeito pelos outros.
    Quanto a isso, nada a fazer... não vamos ser nós a corrigir o que leva décadas a mudar.
    Vamos fruindo nas nossas viagens do que a natureza ainda nos vai dando e passando ao lado de certa gente.
    O meu abraço e votos de boa passeata.

    ResponderEliminar
  2. Enquanto não chega "a casa" (Barril de Alva!)vou seguindo o roteiro de férias....
    Até já - abraço.

    ResponderEliminar
  3. Companheiro: o que mais interessa é que faça umas optimas férias e vá relatando
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. É importante que nós Autocaravanistas saibamos distinguir o autocaravanismo da falta de civismo.
    Encontrei ACs francesas em pleno campismo dentro da cidade, parecem feirantes em plena actividade. Será que em França ou Espanha comportam-se da mesma forma? Estou quase certo que não. Aqui em Portugal cada vez é mais dificil estacionar e pernoitar perto do mar ou de um rio mas muitas vezes temos que dar razão as autarquias pelas proibições. Já me senti envergonhado em Esposende pelo estendeirete de um simples pseudoautocaravanista ao ponto de me ter retirado, pois era tamanha confusão.
    Nós que tiramos o máximo prazer das nossas ACs e que respeitamos os que não partilham desta forma de viver, temos que denunciar estas situações.
    Um abraço pelo post
    AMSBraga

    ResponderEliminar