sábado, 26 de maio de 2012

IMPRESSÕES SOBRE TOLEDO


O que escrever sobre Toledo que a maioria dos companheiros parece já conhecer (nós éramos neste caso a excepção)?
Para começar, do ponto de vista prático. Em Toledo existe um parque de estacionamento, Parking de Safont, na Avda de Castilla la Mancha, 2 (39º 51’ 53” N 4º 01´10” W); bastante perto do “casco viejo” e com transportes públicos disponíveis para quem não gosta ou não pode andar. As autocaravanas podem aí estacionar e pernoitar (sem serviços mas gratis).
Com uma meteorologia de sol aberto e cerca de 30º C decidimos recorrer ao único Parque de Campismo dísponivel o El Greco, com autocarro à porta para o centro de Toledo em 10 minutos. Carote, 30 €/dia e com uma AS muito deficiente, mas enfim era necessário abrir janelas e portas e pôr o estendal na rua. A vista do parque sobre a cidade é esta.
Toledo é uma cidade que dispõe de uma grande riqueza monumental. Cristãos, Árabes e Judeus coabitaram durante séculos nesta “cidade de três culturas”, que conserva no interior das suas muralhas um rico património artistico e cultural, sob a forma de igrejas, palácios, fortalezas, mesquitas e sinagogas.
Chegados de autocarro à plaza de Zocodover, situada no coração da cidade, as primeiras impressões são as seguintes


Na impossibilidade de ver tudo escolhemos o seguinte:
A Catedral Primada
A construção da actual Catedral teve inicio em 1227 no local de uma mesquita que por sua vez já se encontrava sobre uma catedral visigótica do século VI. De estilo gótico nela coexistem várias correntes estilisticas dado que a sua construção só se finalizou no século XVI.

No seu majestoso interior destacamos o Côro

a luminosidade e majestade das suas naves

o altar mor

o magnifico “transparente


a Sala do Capítulo
a Capela de San Jacques
A não perder ainda o interior do Côro com o seu cadeiral


.
Já agora uma visita ao Claustro
com a Capela de San Blas
Enfim, foi-se uma manhã inteira sem que dêssemos pelo passar do tempo.
Seguiu-se uma breve passagem pela Iglesia de Santo Tomé. De começos do século XIV destaca-se uma bela torre de estilo mouresco de planta quadrada.
O seu interior abriga a obra prima de El Greco “El entierro del Señor de Orgaz”. De prever alguma espera para admirar esta obra pois as filas são consequentes.
A entrada na Sinagoga del Trânsito surpreende pois o visitante é acolhido numa sala de orações com decoração tipicamente mourisca.


Esta Sinagoga foi fundada em 1366. Abriga actualmente o museu da história judaica em Espanha, com objectos de culto e da tradição sefardita.
A visita à Casa Museu de El Greco continuou o programa. Tivemos a sorte de beneficiar de uma visita guiada por um entendido em arte que nos fez apreciar a concepção da casa museu assim como as obras expostas.
Para finalizar o nosso programa detivémo-nos no Monasterio San Juan de los Reyes. Mosteiro franciscano do século XV, mandado construir por Isabel a Católica apresenta um estilo misto entre o gótico e o mourisco.




Bastante mais há para ver em Toledo mas o calor que se fazia sentir e a vontade de continuar viagem fez-nos ficar por aqui.
É muito provável que não seja a nossa última visita a esta cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário