sábado, 23 de abril de 2011

ROMA - DIA 1


Para quem conhece Roma não vale a pena estar a descrevê-la. Para quem não conhece é práticamente impossível dar uma ideia fidedigna; o melhor mesmo é virem. Vamos, no entanto, tentar dar uma ideia.
Do ponto de vista logistico ficámos acampados no Camping Tiber. Agradável, boas instalações, bar animado e restaurante simpático com serviço de pizzaria em takeaway. Autocarro do Camping todas as meias horas para a estação do comboio que nos leva á Piazza del Popolo em 15 minutos. Daí transportes para todo o lado.
Neste nosso primeiro dia de visita optámos por efectuar o percurso entre a Piazza del Popolo e a Piazza Venezia pela Via del Corso. Esta rua é, ao mesmo tempo, a rua principal, a mais central da Cidade, é a rua romana por excelência. Dum comprimento de 1500 metros, possui como marcos de um lado o monumento a Vittorio Emannuel
e do outro o obelisco da Piazza del Popolo
A Piazza del Popolo foi concebida no inicio do século XIX. É vasta e tem no seu centro um obelisco trazido para Roma por Augusto. A fonte que o enquadra foi executada no pontificado de Sisto V. O aspecto da piazza visto do Terrazzo del Pincio é magnifico.

Também notáveis são as duas igrejas gémeas de Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli.
Esta última mereceu uma visita mais detalhada de que deixamos uns pequenos apontamentos..

Continuando pela Via del Corso encontramos a Chiesa de Gesú e Maria, absolutamente notável.


E também a Basilica de San Giacomo com os seus adoráveis frescos.


De um lado e de outro desta Via principal encontram-se alguns dos locais mais embleméticos da cidade como é o caso da Piazza di Spagna.
Com a sua Fontana de la Barcaccia concebida por Bernini.
No cimo da escadaria, permanentemente ocupada por turistas de todo o mundo, a Chiesa Trinitá dei Monti
de cujo interior realçamos alguns frescos encantadores.

O próximo desvio da Via principal levou-nos á incontornável Fontana de Trevi.

Estivémos no local bastante tempo (por razões logisticas=almoço) e o aspecto foi sempre este, que não resistimos a mostrar.
Mantendo-nos fora da Via del Corso fomos até ao Panthéon ou Basilica de Santa Maria de los Martires

onde se encontram os tumulos de alguns grandes de Itália tais como Vittorio Emannuele, Umberto I ou Raffaello.


Seguiu-se a Piazza Navona com a sua magnifica Fonte dos Rios, uma obra de Bernini. As quatro estátuas jacentes no recife personificam o Nilo, o Ganges, o Danúbio e o Rio della Plata. Com a Fonte do Mouro e a Fonte del Calderari constituem um conjunto espectacular.


Regressámos á Via del Corso e por ela chegámos à Piazza Venezia e ao monumento a Vittorio Emannuele que visitámos com detalhe.
E aqui terminou este primeiro dia de visita.

1 comentário: