Chegámos a Cassis no dia 7 de Abril e instalámo-nos no Camping Les Cigales.
Cassis, situada a cerca de 20 km a leste de Marselha vale, por si só, a visita. Com um centro e um porto de recreio animados, é um ponto de partida para passeios por terra ou por mar para visitar as célebres “calanques”.
Estes acidentes geográficos são como pequenos fjords duma cor esbranquiçada donde tem sido extraida com profusão a “pedra de cassis” tipo de mármore que se encontra em monumentos diversos em Marselha e um pouco por toda a região. Dentro das calanques, com uma água de uma limpidez absoluta e que toma tons de turquesa, enconta-se fundeada uma miriade de embarcações de recreio. É, efectivamente um local mágico.
Para leste de Cassis sobressai da costa o promomtório do Cap Canaille com os seus 399 metros de altitude sobre o mar.
A permanência aqui serve também de base para visitar Marselha, cidade que nos pareceu completamente inadequada para ser abordada de autocaravana. Paragem de autocarro em frente do camping e cerca de 30 minutos depois desembarque na Place de la Castellane em Marselha. Um quarto de hora de marcha e eis-nos na mitica Cannebière e no Vieux Port.
O tempo que destinámos para abordar Marselha foi absolutamente insuficiente; entretanto conseguimos visitar a Igreja de Notre Dame de la Garde a qual é absolutamente imperdível tanto pelo monumento em si como pela paisagem que dali se disfruta. De realçar a ilha de If (île d’If) celebrizada por Alexandre Dumas no seu Conde de Monte Cristo.
Outro monumento que chamou a nossa atenção foi a Abadia de São Victor: fundada no século V por Jean Cassien no local da sepultura de São Victor, mártir romano morto no século III, é um monumento austero mas de grande dignidade.
Num passeio pela “corniche” destaca-se a Porta do Oriente.
Só por si o Vieux Port de Marselha é todo um espectáculo que vale a pena presenciar.
Creio que esta cidade fica nos “cadernos” para uma visita futura mais detalhada.
Hoje dia 9 de Abril deixámos Cassis e pela estrada da costa seguimos até Antibes onde vamos passar o resto do fim de semana.
Na segunda feira será a Itália.
Sem comentários:
Enviar um comentário