sábado, 4 de setembro de 2010

O ENCONTRO AUTOCARAVANISTA EM MONDIM DE BASTO

Por curiosidade e porque adoramos o Norte do nosso país decidimos, a titulo pessoal, estar presentes neste encontro.
A nossa postura em relação ao associativismo relacionado com o autocaravanismo fez-nos afastar de qualquer posição de direcção em todos os clubes, circulos ou o que quer que seja. Continuamos, porém, a ser sócios ou aderentes de várias organizações. Desta vez, a Presidente do CAI (Clube Autocaravanista Itinerante) tinha-nos pedido para representar o Clube; pediram-nos também que representássemos o CAB (Circulo de Autocaravanistas da Blogoesfera) de que somos membros com o Blogue que estão a ler.
Tudo bem!
Quero dizer que, apesar de não nos ter sido pedido, poderíamos representar o MIDAP de que também somos aderentes.
E, já agora, porque não representarmos o CPA de que somos sócios, já que a Direcção do Clube não quis fazer-se representar, apesar de convidada?! Felizmente estavam presentes inúmeros sócios do CPA, que não foram “desviados” pelo encontro marcado para este mesmo fim de semana em Sangalhos.
Mas vejamos: o José e a Isaura Cunha, com a ajuda do casal Boaventura e de mais alguns benévolos anónimos puseram de pé um encontro em que estiveram presentes 96 autocaravanas e mais de 210 pessoas. Não foram necessários clubes ou circulos ou outras associações. Foi bastante o empenho de uns poucos (com especial relevo para o casal Cunha) e a disponibilidade de uma autarquia que nos acolheu da maneira “fidalga” com que as gentes do Norte sabem receber.
Logo na sexta-feira, primeiro dia do encontro, tivemos a presença do Presidente da Câmara Engº Humberto Sequeira, que nos veio desejar as boas vindas à sua bela Vila. Na sua simpática alocução fez-se acompanhar pelos organizadores.
Recordemos aqui que o encontro teve lugar no recinto das feiras da Vila, em que a autarquia tinha feito instalar propositadamente postos de electricidade suficientes para que todas as AC se pudessem ligar, um local para despejos e abastecimento de água, assim como disponibilidade de sanitários.
Na noite de 6ª feira fomos brindados com a actuação do Rancho Folclórico de Vilar de Viando (terra de onde são originários os Cunhas). Sublinhe-se que a convite do Rancho muitos dos autocaravanistas puderam-se exercer-se nas danças do “vira geral”. No dia seguinte ouviam-se pela manhã algumas queixas de articulações em mau estado.


No sábado a autarquia disponibilizou transportes para visitas ao Parque Natural do Alvão, ao Santuário da Sra da Graça e a uma prova de vinhos verdes no lugar de Atei à adega Quinta d’Onega
O dia terminou com um jantar de confraternização dos participantes em dois restaurantes locais. Esse jantar contou com a presença da Vereadora e número dois da Câmara D.Teresa Costa, que numa breve alocução nos assegurou que seremos sempre benvindos a Mondim de Basto e, num futuro próximo, com a instalação de uma Área de Serviço para AC
.
No fim do jantar, na companhia de um grupo de concertinas, formou-se um cortejo dos restaurantes para o local de estacionamento. Cantou-se, bailou-se, envolveu-se a população local nos festejos.
Foi uma EXCELENTE representação do melhor que existe no autocaravanismo. Julgo que deixámos uma imagem muito positiva em Mondim de Basto.
No Domingo foi efectuada uma visita guiada à Vila. Os lugares de estacionamento, para quem assim o desejasse, foram disponibilizados até à quinta feira seguinte (dia da feira semanal).
Mai uma vez: Bem Hajam José e Isaura Cunha assim como a Autarquia e a população de Mondim de Basto!

Sem comentários:

Enviar um comentário