domingo, 23 de maio de 2010

EM TAFRAOUTE

Deixámos Tiznit com a impressão de que seria um local onde poderíamos permanecer algum tempo. É uma pequena cidade acolhedora. O PC, embora com graves lacunas ao nível da higiene dos sanitários (nem queremos imaginar como será com uma ocupação completa como parece ser o caso no Inverno) tem a vantagem de estar muito bem situado em relação à Medina e aos diferentes souks.
Pela R 104 pelo Kerdous e Tizourhane seguimos em direcção a Tafraout(e) para nos instalarmos no PC Tazka (gosto deste nome!). Esta pequena cidade, aninhada no meio de um circulo de montanhas vale, não por si própria como cidade, mas pelas paisagens que a rodeiam. O adjectivo apropriado é Grandioso!
Sendo a capital da fabricação das babouchas tivemos a oportunidade de ajudar o comércio local, comprando na origem. É oportuno mencionar que calçado deste tipo, de origem chinesa, está a invadir o comércio local e a destruir o verdadeiro artesanato.
Tivémos ainda o privilégio de ser guiados por Mahfoud, na visita à sua Casa Tradicional Berbere, situada em Tazka (mesmo ao lado do nosso PC); com grandes dificuldades vai beneficiando a casa, tentando transformá-la num “turismo de habitação”. Desejamos-lhe muita sorte. Pela mesma ocasião tivemos a oportunidade de presenciar uma preparação de chá berbere. O resultado foi uma deliciosa bebida, á  base de tomilho, que nos encantou.
Fomos acompanhados nesta “cerimónia” por um simpático casal de jovens suiços que aqui terminavam um “trekking” de 5 dias com ínicio em Amtoudi onde já estivémos no passado dia12 de Maio.
Visitámos também uma curiosidade local, a Gazela. Trata-se de arte rupestre, mas como o original é pouco visivel, houve um “chico esperto” que desenhou uma bela e visivel cópia. Muito bom turista chega, fotografa o falso e vai-se embora todo contente (não digam nada, mas ia-me acontecendo a mim!).


Nota: As fotos relativas a esta escala seguem em ficheiro anexo. Deste modo consigo enviar mais documentação fotográfica. O que pensam os nossos leitores?

3 comentários:

  1. Olá Victor!
    Não há dúvida que assim nos consegue transmitir muito mais e quanto a estas só posso dizer que estão muito boas.
    Um abraço e continuação de boa viagem.

    ResponderEliminar
  2. Pensamos bem. Sabe sempre bem ler o texto e os deliciosos comentários. Como as fotos estão muito bem legendadas este novo método é prático. Ficamos atentos á espera de mais...
    Beijinhos aos dois!

    ResponderEliminar
  3. Excelente ideia!!!
    Os leitores da CATRINETA têm seguido as suas aventuras , bem como as do Majv.
    Um abraço, extensivo á Fernanda e continuação de boa estadia por terras marroquinas

    ResponderEliminar