sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CORDOVA


Depois de Sevilha, Córdova.
O plano da visita incluia a Judiaria com a sua Sinagoga, a Ponte Romana e a Torre “de la Calahorra”, a Catedral (antiga Mesquita) e o Alcazar.
A judiaria é um bairro pleno de encanto em que o tempo parece ter parado nos seus becos e ruelas de extrema alvura; a Sinagoga é um dos poucos exemplos de sinagoga medieval conservados em Espanha. Um pouco mais abaixo encontra-se na Calle Judios o monumento a Maimónides, judeu universal famoso como filosofo e médico.
A ponte romana atravessa o Guadalquivir entre a Porta da Ponte (construída no sec. XVI) e a Torre de la Calahorra; nesta antiga fortaleza árabe que já serviu como prisão para nobres, quartel e até escola, encontra-se neste momento instalado o Museu Vivo do Al Andaluz. É um museu audiovisual que apresenta a história da Córdova califal; as grandes correntes do pensamento dos séculos XII e XIII são representadas pelo rei cristão Afonso X o Sábio, pelo judeu Maimónides e pelos sábios muçulmanos Averroés e Ibn-Arabi. Ficámos extasiados com a abertura de espírito destas personagens, principalmente se comparada com a estreiteza de vistas dos representantes actuais das três religiões do livro. Ainda neste museu encontra-se uma notável maqueta da Mesquita como ela deveria ser antes da transformação cristã; a maqueta é tal que fotografias que lhe fizemos podem enganar os menos atentos como se da mesquita real se tratasse.
A arquitectura, única no mundo, da Mesquita-Catedral retrata a história de uma época fascinante, sendo um testemunho da fé de muçulmanos e cristãos. Sobre a basilica visigótica de São Vicente foi erigida, entre os seculos VIII e X a mesquita que hoje conhecemos. Depois da Reconquista, os cristãos “enxertaram” uma Catedral gótica no coração das suas delicadas naves. Mesquita e Catedral falam-nos cada uma dos seus difererentes credos, com o denominador comum da sensibilidade. O visitante actual contempla um edificio heterogeneo formados por dois templos tão magnificos como distintos.
O Alcazar é uma residência-fortaleza construída no século XIV por Afonso XI. Os seus muros testemunharam uma entrevista, em 1486, entre Cristóvão Colombo e os Reis Católicos, acontecimento registado em estatuária que se encontra nos magnificos jardins.
PS: Estas notas de visita aos monumentos foram efectuadas com o auxilio do Guia Verde Michelin da Andaluzia.
Nota técnica: a viagem entre Sevilha e Córdova decorreu pela autoestrada gratuita A4. Como alojamento em Córdova escolhemos o PC “El Brillante”. Este, tem como principal vantagem a de estar dentro da cidade, sendo compatível com a deslocação a pé aos principais locais de interesse. Está classificado como de 1ª categoria, sendo as instalações correctas e completas. Não possibilita ligação Internet. O seu principal inconveniente é o preço: 21 €/dia a AC e duas pessoas mais 5 € se quiser electricidade.
Agora rumo a Granada.

2 comentários:

  1. Olá Haddock!
    Que bom recordar Cordoba, já lá vão 4 anos e ao ver o blog parece que foi ontem. Eu estive lá na altura da feira, que é bem interessante.
    Um abraço e até Granada

    ResponderEliminar
  2. Boa noite capitão!
    É tão bom ler as suas palavras sobre Cordova e recordar momentos nessa cidade. Para mim a Mesquita Catedral é um lugar mágico onde parece que recuamos no tempo.
    Estou ansiosa para ver o post de Granada e rever o Alhambra...
    Cá fico á espera!
    Abraço aos dois e continuação de boa viagem.
    Margarida

    ResponderEliminar