quinta-feira, 7 de outubro de 2010

NOSTALGIA

Fazia parte do programa de visitas do 3º Encontro do CAS uma visita ao “Gil Eannes”.

Para quem não conheça, damos um pouco de informação:
O Navio Hospital Gil Eannes foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955 tendo como missão, apoiar a frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova e Gronelândia. Substituiu um primeiro navio, com a mesma missão, que foi confiscado á Alemanha no decurso da I Guerra Mundial.
Tendo como principal missão a assistência hospitalar a todos os pescadores e tripulantes (este vosso servidor foi ali tratado aos dentes em St. John’s, Newfoundland em 1968, sendo Piloto no bacalhoeiro “Fernandes Lavrador”), o Gil Eannes foi também navio Capitania, navio correio, navio rebocador e quebra-gelos.
Sala de tratamentos
 
Fez a sua última viagem de assistência á frota bacalhoeira em 1973; passou por diversas vicissitudes e, como ultraje quase final, foi vendido a um sucateiro em 1997.
A comunidade vianense mobilizou-se e o navio foi trazido para a cidade onde nasceu. Em 1998 recebe profundas obras de reabilitação no estaleiro onde foi construído com o apoio de várias instituições, empresas e cidadãos.
Passou a ser propriedade da Fundação Gil Eannes ficando em exposição pública. Ali funciona uma Pousada de Juventude com 65 camas.

1 comentário:

  1. Que boa ideia transformar o Gil Eannes em pousada de juventude, assim perdurará de forma viva...

    ResponderEliminar