O acordo, que seria conhecido como Tratado de Tordesilhas, dividia o Oceano Atlântico por meio de um “risco” traçado de polo a polo, a 370 léguas a Oeste das ilhas de Cabo Verde, ficando o hemisfério ocidental para Castela e o oriental para Portugal.
No século XVI esta localidade contou com a presença, durante 46 anos, de Joana I de Castela que ficou conhecida para a história como Joana a Louca.
Tivémos oportunidade de visitar o Museu do Tratado que fica situado nas Casas do Tratado onde se mostram objectos relacionados com o processo das negociações.
Visitámos ainda o Real Mosteiro de Santa Clara (fotos não autorizadas) que é considerado um dos melhores exemplares mudéjares de Castela e Leão.
Na passagem detivémo-nos ainda na Plaza Mayor. De dimensões reduzidas, a sua estrutura responde às mais puras essências das praças maiores castelhanas.
Aqui almoçámos, tendo para o efeito estacionado a AC num jardim público, perto do centro histórico, onde nos parece que não haveria qualquer problema para pernoitar.
Sem comentários:
Enviar um comentário