domingo, 5 de setembro de 2010

TORDESILHAS E O TRATADO

Na continuação da nossa viagem marcámos uma paragem para visitar Tordesilhas. Aqui, no dia sete de Junho do ano de 1494, foi assinado um acordo entre os reinos de Castela e Portugal que definia os limites que corresponderiam a cada Coroa das terras já descobertas ou ainda por descobrir. 

O acordo, que seria conhecido como Tratado de Tordesilhas, dividia o Oceano Atlântico por meio de um “risco” traçado de polo a polo, a 370 léguas a Oeste das ilhas de Cabo Verde, ficando o hemisfério ocidental para Castela e o oriental para Portugal.
No século XVI esta localidade contou com a presença, durante 46 anos, de Joana I de Castela que ficou conhecida para a história como Joana a Louca.
Tivémos oportunidade de visitar o Museu do Tratado que fica situado nas Casas do Tratado onde se mostram objectos relacionados com o processo das negociações.
Visitámos ainda o Real Mosteiro de Santa Clara (fotos não autorizadas) que é considerado um dos melhores exemplares mudéjares de Castela e Leão.
Na passagem detivémo-nos ainda na Plaza Mayor. De dimensões reduzidas, a sua estrutura responde às mais puras essências das praças maiores castelhanas.
Aqui almoçámos, tendo para o efeito estacionado a AC num jardim público, perto do centro histórico, onde nos parece que não haveria qualquer problema para pernoitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário