sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CONTINUAÇÃO

Saímos de Paris a 13 de Setembro em direcção a Honfleur.
Cidade essencialmente turistica, possuindo um porto de pesca e um porto de recreio.
Muito frequentada por autocaravanistas, possui uma área de pernoita municipal, com dois locais para serviço e fornecimento de electricidade. Custo de 9 € por noite pagos por cartão de crédito num autómato. Situa-se práticamente no centro tem uma capacidade anunciada de 300 AC e encontrava-se completa na noite de 13 de Setembro de 2010!
Como monumento mais notável destacamos a Igreja de Santa Catarina.
Construída em 1468, esta igreja tem como particularidades o facto de ser básicamente realizada em madeira e a existência de duas naves.
Para o facto existem duas explicações. Uma delas avança que, existindo muito pouca população, seria suficiente uma pequena igreja tendo sido esta construída na data já indicada de 1468. Mas dada a expansão do local, habitado por marinheiros e prósperos armadores foi necessário aumentar a igreja, juntando-lhe uma segunda nave em 1496.
A outra explicação, de carácter técnico, explica que, tendo a igreja sido construída em madeira e por carpinteiros navais, não lhes seria técnicamente possível a construção de naves mais largas.

Seja qual for a verdade a igreja é bela, é insólita e, para “gente do mar” diz qualquer coisa!

Depois de deixarmos Honfleur seguimos pela estrada costeira passando pelas praias do desembarque que já mereceram noutras viagens visitas detalhadas. Desta vez apenas parámos em Arromanches para ver uma nova apresentação do desembarque em cinema a 360º. Vale a pena!
Subindo pela península do Contentin a 14 chegámos a Saint-Vaast-la-Houge.
Cidade que vive da cultura da ostra, da construção naval, da pesca e do turismo.
Dadas as constantes guerras com os Ingleses esta cidade foi fortificada por Vauban encontrando-se ainda hoje vestigios bem conservados dessas fortificações.
Tivemos a oportunidade de nos recolher na Chapelle des Marins, pequena igeja muito simples mas onde estão bem presentes as memórias dos desaparecidos no mar na dura labuta da pesca.
Hoje 17 de Setembro estamos em Camaret-sur-Mer.
A Bretanha é efectivamente muito bela. Temos a sorte de estar a beneficiar de uma meteorologia magnifica (invulgar para a região). Situada na peninsula de Crozon, Camaret vive da pesca, da marinha de recreio e do turismo.
Cidade muito amiga dos autocaravanistas, não avistámos uma única placa discriminatória. Existe um Camping municipal na vila mas existem também três áreas de serviço e pernoita para AC. Vimos, além disso, autocaravanas estacionadas um pouco por todo o lado sem nenhum problema.
A região é magnifica.

1 comentário:

  1. Excelente viagem e boas fotos de uma fortificação Vauban que esta na minha agenda.... votso de bons ventos e de mar chão para o regresso!

    ResponderEliminar