domingo, 2 de maio de 2010

SOURCE BLEUE DU MESKI - BOUARFA

Bem cedinho, a caminho do extremo sueste de Marrocos. O tempo está agora glorioso, seco e quente.
Com excepção de curtos trechos em obras a N 10 está em excelente estado. A nossa pendura foi incumbida da espinhosa missão de fazer uma contagem do trânsito encontrado no percurso de cerca de 270 km entre o Meski e Bouarfa que percorremos em 3 horas: exactamente três camiões e duas motorizadas. Um engarrafamento pegado. Abundam os sinais de trânsito de perigo de encontrar camelos; não encontrámos nenhum. Os dois únicos individuos com aspecto de tuaregues que encontrámos, deslocavam-se em motorizada. A Gendarmeria está presente à entrada de cada vila: Bou Dnib, Bou Anane e Bouarfa. Marcando nós uma paragem junto ao respectivo sinal, fomos mandados passar com um largo sorriso e mesmo uma continência.
Chegados a Bouarfa dirigimo-nos ao Hotel Climat du Maroc que permite a pernoita de autocaravanas no seu jardim. Fomos recebidos pelo simpático proprietário Senhor Abdel que disponibilizou o lugar para ficarmos. Encontra-se a transformar o ex campo de ténis do hotel num parque para pernoita e estacionamento de AC. A electricidade já se encontra funcional e as casas de banho estão em acabamentos. Embora Marrocos tenha sofrido este Inverno cheias violentas nalgumas regiões o mesmo não aconteceu aqui. A seca é extrema, a piscina do hotel está vazia e existe um edital informando que não vai ser possível utilizá-la este Verão.
Entretanto juntou-se a nós Abdelatif Bousseta, professor primário local, colaborador e moderador do Fórum francês Le Maroc em CC. Com ele demos um passeio nos arredores da cidade, fomos ao souk e tomámos o chá. Entregámos uma parte dos artigos escolares que traziamos estando o restante reservado para Iche. Amanhã, antes de partirmos para Iche e Figuig, vamos conhecer a escola, encontrar as crianças e fazer a surpresa de entregar uma das bolas de futebol que trazemos. Por grande coincidência era o desejo maior da classe do Abdelatif: uma bola de foot (o que muito nos alegrou por nos termos lembrado de as trazer).

Sem comentários:

Enviar um comentário