Iniciativa do Grupo Socialista a favor do autocaravanismo aprovada por unanimidade em Espanha
No passado dia 12 de Maio, foi aprovada por unanimidade na Comissão de Segurança Viária do Congresso dos Deputados espanhol a iniciativa apresentada pelo Grupo Socialista (GS) a favor do autocaravanismo, reunindo as principais reivindicações do grupo dos utilizadores espanhóis, entre outras, equiparação do limite de velocidade máxima permitida e um convénio de colaboração com a Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP). Desde que esta notícia foi conhecida, alguns grupos de autocaravanistas de Portugal têm pedido, sobretudo através de fóruns, que o assunto das autocaravanas seja tratado a níveis semelhantes, que exista una Federação de Associações Autocaravanistas e que haja união no sector com vista a uma defesa de interesses comum.
Na sua exposição em defesa da iniciativa, Ana Chacón, Deputada do Grupo Socialista, recordou os passos dados desde que em 2006 – data em que era Senadora – se aprovou a moção que instava o Governo a apoiar e desenvolver a actividade autocaravanista. Desta moção se viria a derivar a criação de um grupo de trabalho no seio da DGT, o GT-53, responsável pela elaboração de um Manual de Mobilidade em Autocaravana no qual pela primeira vez se coligiram todos os aspectos fundamentais ao bom desenvolvimento da actividade.
Chacón destacou de igual modo, entre outros progressos desde então alcançados, a criação de um bom número de áreas de serviço no país vizinho e o aumento do limite de velocidade deste tipo de veículos.
Da sua proposta fazem parte algumas das principais reivindicações do sector:
• reunir o grupo de trabalho sobre autocaravanas, criado em 2007, para seguimento e avaliação de medidas a favor da actividade autocaravanista em Espanha;
• levar a cabo a necessária adaptação normativa para a equiparação da autocaravana ao automóvel ligeiro, no que se refere à velocidade máxima permitida e restantes normas de circulação;
• propor à Federação Espanhola de Municípios e Províncias um convénio de colaboração em matéria da difusão do Manual de Mobilidade em Autocaravana publicado pela DGT e da aplicação da Instrução 08 V-74;
• propor a colaboração das Comunidades Autónomas nas matérias que afectam o sector, como o meio ambiente e o turismo.
Por sua vez, as principais organizações de utilizadores e empresários do sector valorizaram de forma positiva a aprovação da PNL, considerando que contribuirá para a modernização e adaptação do sector à situação europeia. E qual é a situação em Portugal? Desde que esta notícia foi conhecida, alguns grupos de autocaravanistas têm pedido, sobretudo através de fóruns, que o assunto das autocaravanas seja tratado a níveis semelhantes, que exista una Federação de Associações Autocaravanistas e que haja união no sector com vista a uma defesa de interesses comum.
Da sua proposta fazem parte algumas das principais reivindicações do sector:
• reunir o grupo de trabalho sobre autocaravanas, criado em 2007, para seguimento e avaliação de medidas a favor da actividade autocaravanista em Espanha;
• levar a cabo a necessária adaptação normativa para a equiparação da autocaravana ao automóvel ligeiro, no que se refere à velocidade máxima permitida e restantes normas de circulação;
• propor à Federação Espanhola de Municípios e Províncias um convénio de colaboração em matéria da difusão do Manual de Mobilidade em Autocaravana publicado pela DGT e da aplicação da Instrução 08 V-74;
• propor a colaboração das Comunidades Autónomas nas matérias que afectam o sector, como o meio ambiente e o turismo.
Por sua vez, as principais organizações de utilizadores e empresários do sector valorizaram de forma positiva a aprovação da PNL, considerando que contribuirá para a modernização e adaptação do sector à situação europeia. E qual é a situação em Portugal? Desde que esta notícia foi conhecida, alguns grupos de autocaravanistas têm pedido, sobretudo através de fóruns, que o assunto das autocaravanas seja tratado a níveis semelhantes, que exista una Federação de Associações Autocaravanistas e que haja união no sector com vista a uma defesa de interesses comum.
Uma iniciativa deste género seria inimaginável em Portugal. Aqueles autocaravanistas que preferem exercer a actividade sem lei não o permitiriam. Principalmente se a iniciativa tivesse origem no, como eles dizem, homem "do Além".
Professor Doutor Nandim de Carvalho eu sei que você não é capaz disso porque luta pelos ideais em que acredita, mas: pare, por um momento de ter iniciativas em prol do autocaravanismo! Tudo o que fizer será vilipendiado por aquele bendito grupo, independentemente do que seja. Eu sei! Não é capaz! Pois continue, bem haja! E a caravana passa!
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