segunda-feira, 31 de maio de 2010

ESTAMOS ACAMPADOS….

…no Relais de Marrakech.
Deixámos Essaouira com uma certa pena mas o vento violento que se fazia sentir não nos incitou a prolongar a estadia. O PC, embora modesto, é correcto tendo a vantagem de se encontrar perto da cidade e da praia.
A estrada entre Essaouira e Marraquexe encontra-se em trabalhos e é, por isso, bastante dificil de fazer. Está a ser colocada a 4 vias e deverá ser bastante correcta daqui a algum tempo. Lá chegámos ao nosso destino, mais uma vez com um brilhante desempenho do TomTom. Bem empregues os 50 € investidos na carta de Marrocos. Instalámo-nos no Relais de Marrakech e aqui tencionamos ficar alguns dias.
Marraquexe, cidade Imperial que deu o seu nome a Marrocos, tem-se vindo a construir há um milhar de anos. Existem registos de tomadas de poder e de desenvolvimento dos territórios dominados, chegando Marraquexe a ser a capital de um império que se estendia do Atlântico a Alger e do Ebro ao Tafilalt!
Com a governação almoada a cidade ganha em explendor transformando-se numa sede da cultura arabo-andalusa; de notar, que os arábes reinavam aqui e em Sevilha. Este facto leva-nos a comentar um dos monumentos mais simbólicos da cidade, a Koutoubia, cujo minarete rivaliza em beleza com a Giralda (a nós não nos parece, e vamos publicar, em breve, fotos dos dois monumentos para tentar fazer uma votação entre os nossos leitores).
A Koutoubia com os seus 70 metros de altura terá servido de modelo à Giralda, apresentando no entanto uma decoração diferente, com motivos florais e subtis entrelaçados esculpidos. A parte superior da torre é percorrida por um friso de azulejos brancos e turquesa.
Como é sabido a visita do interior das mesquitas é aqui interdita aos não muçulmanos.
Continuando a nossa visita, passámos a porta (almoada) Bab Agnaou e pudemos contemplar do exterior a Mesquita de el-Mansour (o conhecido Almançor da nossa história) para chegar aos Tumulos Sádidas.  Estes testemunham a história da dinastia sádida a qual se aparenta a uma ficção moderna em que assasinios e traições foram uma constante. De uma grande riqueza estes tumulos são de visita obrigatória para quem se desloque a Marraqueche.
Os souks de Marraqueche são, só por si, um mundo à parte. Indiscritiveis, os cheiros, as cores, os sons, o tumulto. Embrenhámo-nos, perdemo-nos, reencontrámo-nos; almoçámos como os marraquexis, peixe frito numa tasca (estava óptimo mas claro faltou o copito, porque sardinhas fritas com Coca Cola, coitadas das sardinhas…e de mim!). Saboreámos a boa pastelaria local, bebemos sumos de laranja como todo o mundo. Enfim, passámos um dia cheio mas extenuante!
Estamos a tentar arranjar coragem para ir à Praça Jemaa El-Fna à noite: não me parece!


2 comentários:

  1. Onde é que eu já vi essa praça, essa Koutubia, esses souk's, etc, etc?
    Tenho uma vaga ideia que foi á muito pouco tempo.
    Já agora, um recadito.....
    Dê aí, por mim, 2 beijinhos á Fanny...
    Não sabe quem é a Fanny?...Indisculpável....é a recepcionista do camping
    Hehehehehehe
    Um grande abraço, e agora cá estou eu para acompanhar a par e passo o resto da vossa aventura

    ResponderEliminar
  2. Belissimas fotos. Boa continuação de viagem... Forte abraço para o "motorista" e um beijinho para a "co-piloto"...

    ResponderEliminar