sábado, 24 de abril de 2010

CONTINUAÇÃO

DIA 22 DE ABRIL 
A chuva não nos deixa. Choveu uma boa parte da noite o que torna a saída do camping sempre aborrecida pois cria-se lamaçal por todo o lado. Lá fizémos o necessário para deixar o camping e tomar mais uma vez o caminho do Sul. As estradas, até agora, continuam a não ser más, as paisagens são muito belas dir-se-ia que estamos no Norte de Portugal. Depois de cerca de 80 km passámos Ouazzane e parámos para almoçar no Motel-Camping Le Rif. Aqui pernoitaremos também.
Não há nem rede para o telemóvel nem para a chave INWI. Não haverá Internet hoje.
23 DE ABRIL
O Motel-Camping Le Rif, não sendo uma maravilha desempenha as suas funções por uma quantia módica. Saímos às 9 horas com rumo ao Sul. A N13 começa aqui a ser menos “agradável” que até agora. Mas já vi muito disto em Portugal e com calma faz-se bem. Chegámos ao sitio romano de Volubilis cerca das 11 horas. Visitámos durante duas horas. Mosaicos da época, impressionantemente conservados, tendo em consideração o cuidado quase nulo que têm com eles. Cidade romana do ano 40 da nossa era, é notável a qualidade do habitat que foi implantado e de que ainda hoje nos podemos aperceber.
No fim da visita, no próprio local, despachámos a nossa terceira tajine da viagem: está a tornar-se um hábito!
Seguimos depois para Meknès onde estacionámos num parking vigiado a cerca de 500 metros da medina. Depois de arrumada a viatura deu-se inicio à visita da cidade. Chegados à Bab Mansour optámos por fazer o circuito dos monumentos em caleche do que não nos arrependemos. Por 120 DH fez-se o circuito dos monumentos mais importantes, com paragens para visitas. Pudemos assim visitar detalhadamente o Mausoléu de Moulay Ismail, os celeiros e as cavalariças, o Agdal o bairro judeu, etc.
De regresso à Praça el-Hédime, embrenhámo-nos nas ruelas da medina, para disfrutar e também para algumas compras. Pela primeira vez tivémos a experiência de comprar legumes no “souk”: dentro de um alguidar que nos foi fornecido pelo vendedor fomos colocando o que pretendiamos: 2 beringelas, 6 courgettes, 1 pimento vermelho, 6 tomates, 8 cenouras. O homem pesou tudo junto e pediu-nos 12 DH (pouco mais de 1 €). Boa!
Sentámo-nos depois numa esplanada para disfrutar do desfile da multidão diante de nós. Sentimo-nos bem!
Amanhã, Fez.

2 comentários:

  1. Ah Capitão...
    Só não digo que estou roidinho de inveja, porque não tarda nada estou a passar aí mesmo.
    Nas minhas previsões, está exactamente esse parque, bem como a visita a Volubilis, pois no ano passado limitámo-nos a passar ao lado.
    Meknés faz parte dos nossos planos para uma visita demorada e essa da charete, está bem pensada...bem que as via aí no ano passado.
    E o alguidarzito?
    E o "elevado" custo de vida?
    O recheio desse alguidar, quanto não valia por cá?
    Porque será que os franceses vão por periodos de 6 meses para aí? Ah pois é....
    Continuação de boa viagem e bons relatos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Victor!
    Pelo que leio estão a gostar da passeata e principalmente dos preços.
    Estou a seguir a vossa viagem através do Google Earth.
    Continuação de boa viagem

    Um abraço

    ResponderEliminar