sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PREPARA-SE A AG DO CPA!

Os posts do Papa Léguas, simultâneamente no seu Blogue e no Fórum do CPA, conduziram ao que seria de esperar. Uma rejeição de uma certa parte do Clube que não se revê nos membros que mantêm veículos de informação na Net. Enquanto Haddock on the Road tinhamos decidido manter-nos afastados desta discussão. No entanto, hoje apareceu publicado o seguinte texto, da responsabilidade da Direcção do CPA:
"Boa noite companheiro Narciso, não lhe tirando todo o seu mérito e talvez bom trabalho, gostava que nos informa-se, qual a razão para o assunto que só diz respeito ao C P A. ele assunto eleições e assembleia estão num outro blog que nada tem a haver com o C P A. Em particular lhe chamei á atenção mas o companheiro nada fez, assuntos da vida do clube não podem ser expostos fora do ambito do clube.
Cordialmente
Odete Sousa"
E, neste contexto,  na qualidade de Bloguista sócio do CPA e também, porque não de coordenador do CAB, sentimo-nos obrigados a responder, o que foi feito da seguinte forma:
Caros companheiros e
(em especial)
Cara companheira Détinha
(que julgo representa a Direcção do CPA)
Tomo nota da sua interpelação ao companheiro Narciso (nick Papa Léguas) pelo facto de, sendo sócio do Clube, se ver impedido de copiar num Blogue de que é responsável os artigos (posts) que publica no Fórum do CPA ou vice-versa de publicar no Fórum do CPA as suas reflexões no Blogue.
Independentemente do facto desta admoestação poder configurar uma espécie de Censura (o que não quero acreditar seja a sua intenção) chamo-lhe, respeitosamente, a atenção para o facto de o Fórum do CPA ser aberto a todo o público o que faz com que o que ali se publica ser acessível a sócios e a não sócios. Se se der ao trabalho de verificar, pela estatisticas de frequência do Fórum, são significativamente mais os leitores não registados que os outros.
Nesta sua quase admoestação não consigo ver outra coisa que a aversão de um certo número de sócios do CPA aos sócios que mantêm Blogues.
E, não consigo perceber porquê!
Olhe que nós queremos um Clube Português de Autocarava(nista)s o melhor possível que nos possa servir a todos. Será que nos querem impedir de lutar por ele?
Saudações autocaravanistas
Vitor Silva
Blogue Haddock on the Road
Sócio do CPA
Coordenador do CAB
Membro do MIDAP

1 comentário:

  1. Viva Haddock

    Com ex sócio do CPA, mas membro registado do Fórum do CPA, e bloguista, deixo a minha opinião, que só a mim vincula.
    1) os assuntos que dizem exclusivamente respeito à vida interna do CPA não estejam contidos apenas no tópico exclusivamente reservado e acessível aos sócios do clube e denominado VIDA ASSOCIATIVA.
    2) É negativo que o moderador do FORUM do CPA continue ausente
    3) É negativo que o identificativo INFO CPA, porta voz anónimo do CPA não intervenha como animador do FORUM, lançando temas, ajudando as trocas de impressões e reclassificando posts dentro dos tópicos adequados. E até que por iniciativa própria não dê noticia do mundo do Autocaravanismo, divulgando blogues e Web sites nacionais e estrangeiros!

    4) É negativo que os sócios ( só alguns) do CPA que não compreendam nem aceitem boamente que são uma ínfima realidade do FORUM CPA, e que este pertence maioritariamente aos seus leitores, que em larga maioria nem sequer estão registados, e também aos membros "convidados" e não sócios do CPA, e que aliás beneficia desta heterogeneidade de interessados. Se os sócios do CPA entendem que a direcção deve guardar o FORUM só para sócios do CPA, tem bom remédio, é fechar o Fórum a terceiros visitantes e colaboradores. E aqueles que sintam a sua liberdade de acesso a informação diminuída por esse hipotético facto, sempre teriam as portas abertas como leitores e ate colaboradores de inúmeros fóruns e blogues abertos, …só filiados no CAB há 14 websites!

    5) É negativo o tom inquisitório, repressivo, e justicialista com que alguns sócios do CPA entendem dirigir-se publicamente a outros sócios e a membros registados no FORUM.

    6) É negativo e inadmissível o julgamento no FORUM do CPA, em tópicos abertos ao publico visitante do modo como é exercido o direito de liberdade de imprensa e de informação por parte de quem escreve...e quantas vezes estes arautos auto suficientes cometem erros gramaticais e de ortografia crassos e de palmatória (não confundir com meras gralhas de digitação e troca de letras)que afectam negativamente a imagem dos Autocaravanistas, e que o moderador do Fórum desconhece e ignora.

    7) Finalmente é totalmente inadmissível, ilegal e inconstitucional pretender-se que seja cerceada a liberdade de opinião publica...sobre tópicos que estão acessíveis ao público no FORUM! A contradição insanável destes critérios brada aos céus: è perfeitamente legítimo em blogues, outros fóruns, ou imprensa escrita, televisiva ou radiofónica, ou seja, pelo exercício da liberdade de imprensa comentar-se livremente as opiniões que cada um exprime sobre assuntos públicos, seja um comunicado do Conselho de Ministros, seja o desvendado umbigo da AG do CPA.

    8) Pessoalmente, neste dia a dia confrangedor, só encontro motivos reforçados para ter pedido a demissão de sócio do CPA, (ao fim de mais de 1000 mensagens no Fórum e de três anos completos de associado) e que agora, também através da intervenção de alguns sócios no FORUM parece querer ser mesmo o segundo cemitério de boas vontades, e das esperanças dos Autocaravanistas conscientes e responsáveis.

    9) A ver vamos o que o futuro reserva ao CPA, sendo felizmente certo que o futuro do CPA em nada afecta o futuro do autocaravanismo, que felizmente tem a vitalidade própria dos Autocaravanistas que, cada vez em maior número, criam blogues, e intervêm em várias frentes, e inclusive em outros clubes.

    10) A terminar há que registar e desmistificar um mito: o da representatividade do CPA como o maior clube português do autocaravanismo. Não é verdade. Neste momento provavelmente haverá mais automobilistas Autocaravanistas no ACP, do que em qualquer outro clube de campismo (com ou sem secção de autocaravanismo) e cujos número se deverão hoje aproximar dos 5000, aliás numa estimativa possível, num universo de cerca de 220.000 associados efectivos.

    Ora boas voltas e reviravoltas, inclusive de neurónios!
    Decarvalho simplesmente

    ResponderEliminar