terça-feira, 19 de janeiro de 2010

CARTA ABERTA

Com a devida autorização, publico em seguida alguns extractos de uma carta aberta que o companheiro José Gonçalves dirigiu em 2008 ao Director da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal Senhor Jorge Vieira.
Ao Senhor Director da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal
Sr. Jorge Vieira
Começo esta missiva por me identificar afim de não ser mais um anónimo a opinar sobre matéria desconhecida, sem fundamentação e sem o mínimo de seriedade.
Chamo-me José António da Costa Gonçalves, resido em Guimarães, sou filiado no Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos, sob o nº. 900, e sou também filiado na F. C. M. P..
Sou autocaravanista há cerca de doze anos.
Fui caravanista durante cerca de dez anos.
Fui campista durante… muitos, muitos anos.
Sou trabalhador, ainda!
Sê-lo-ei, seguramente, por pelo menos mais dezasseis anos.
Obviamente, não sou reformado!
Esta breve introdução, acerca da minha pessoa, dá-me o direito de opinar, com conhecimento de facto, sobre todas as vertentes do chamado “campismo”, penso eu!
Vem esta missiva a propósito de uma manchete de jornal “Autocaravanas à margem da lei”, isto, em letras garrafais, no dia 26 de Agosto de 2008.
A certa altura surge transcrito na notícia:… . É legítimo estacionar a autocaravana em qualquer lugar destinado a aparcamento de ligeiros, desde que não haja indicações específicas em contrário e as dimensões da viatura não perturbem a circulação. “O que é proibido – porque configura campismo selvagem – é parar uma autocaravana num local e ficar lá a pernoitar”, sublinha Jorge Vieira, director da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal….”
........
Saberá o Sr. Jorge Vieira o que é efectivamente “fazer Campismo”?
Como pode afirmar “O que é proibido – porque configura campismo selvagem – é parar uma autocaravana num local e ficar lá a pernoitar”. Que base legal existe para esta afirmação?
Não gostei efectivamente da reportagem, por denegrir significativamente a imagem do Autocaravanista. Não gostei da sua participação em especial por ser alguém que, antes de mais, deveria salvaguardar os interesses dos Campistas e Autocaravanistas.
Sinceramente, Sr. Jorge Vieira, NÃO GOSTEI!
E porque não gostei da sua participação, em nome de uma Federação à qual estou associado, protesto veementemente! Não tinha o direito de dizer o que disse nem da forma que disse.
Sou amante do Turismo Itinerante, há muitos, muitos anos!
Continuarei nesta senda “até que a voz me doa”!
Nós, AUTO CARAVANISTAS, temos regras muito claras de respeito para com a Natureza, para com os locais e para com as populações!
E, em contacto recente, o companheiro José Gonçalves desabafa:
Se o fiz na altura, 28 de Agosto de 2008, foi porque entendi que estavam a ser violados direitos sem justificação.
Daí para cá, quase dois anos, nada mudou para melhor
Entretanto amanhã começam no Algarve umas "jornadas técnicas" sobre "campismo e autocaravanismo" e adivinhem quem vai intervir: sim é o Sr. Jorge Vieira da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal o mesmo que acha que  é proibido – porque configura campismo selvagem – parar uma autocaravana num local e ficar lá a pernoitar.
E, entretanto, o CPA está nessa Federação!

1 comentário:

  1. Ora muito bem.
    Por essas e por outras é que me vou mantendo ''neutral''... Já bastam os stresses da vida.
    Saudacoes
    A R

    ResponderEliminar