terça-feira, 14 de julho de 2009

Bruxelas - Lisboa - A viagem

A 22 de Junho iniciámos, portanto, a nossa viagem de regresso a Portugal. Não quero deixar de registar aqui um aviso aos companheiros que necessitem de um PC em Bruxelas. Nós não procurámos o suficiente pois nem sequer necessitávamos de permanecer na AC mas apenas guardá-la em local seguro; numa próxima vez tentaremos escolher outra solução.Tentem encontrar outra coisa que o Royal Camping e Caravaning Club; foi escolhido por se tratar do único suficientemente próximo do centro da cidade mas é realmente mau e a evitar, se possível.
Pela E40 em direcção à costa belga fizemos a nossa primeira paragem em Koksijde onde almoçámos na AC estacionada à beira da praia. Continuámos depois na direcção da França tendo ido parar num associado France Passion, a Cap Nature em Audinghen, perto do Cabo Griz Nez.
Aproveitámos para visitar a Bateria Todt integrada no Museu do Muro do Atlântico.
Pernoitámos sossegadamente na companhia de outra AC de nacionalidade belga.
No dia seguinte iniciámos bem cedo uma das que seria das maiores jornadas da viagem com destino final previsto para o Mont Saint Michel. Mas antes, paragem para almoço em Pont l'Eveque, no Les Tonneaux du Père Magloire. Depois do almoço dentro duma das pipas que fazem parte da decoração da casa e de um reabastecimento do bar em Calvados e Pommeau continuámos a nossa viagem tendo chegado sem novidade ao PC Les Pommiers em Beauvoir a 3 km do Mont.
Les Pommiers é um pequeno parque simpático, integrado na ACSI (pernoita 13€) (http://www.campingcard.fr/fr/fr/accueil/uc10-l3-n253/; porém, como muitos outros, recebem ACs mas não possuem os equipamentos necessários para as acolherem, especialmente os despejos de sabonetadas. Como, além disso, fica um pouco distante do Monte deslocámo-nos para o estacionamento de ACs na base do monumento:

Desde a nossa última visita foi criado um novo tipo de percurso, dando uma perspectiva histórica da construção e evolução do Mt. St. Michel com recurso a ajudas audio-visuais.

Depois do almoço na esplanada da Mère Poularde (tradição obriga) demos por terminada a visita e iniciámos a viagem em direcção a Carnac. Estacionámos na AS municipal na companhia de bastantes ACs na sua maioria francesas.

Passeio a pé até aos alinhamentos megaliticos do Ménec onde embarcámos no comboio turistico que nos fez visitar os vários alinhamentos, as praias e, especialmente, o porto desportivo de La Trinité sur Mer autêntica Meca dos amantes dos desportos náuticos.
A 25 de Junho continuámos a nossa viagem para Sul; almoçamos na AC em Aigrefeuille. Constatamos mais uma vez que são muitas as autarquias que, desinteressadamente proporcionam áreas de serviço par ACs por vezes muito agradáveis. Como estávamos na zona do Muscadet parámos em La Milsaudière para abastecer a cave (35 € por uma caixa de 12 garrafas de um excelente Muscadet). Fomos pernoitar a Chatelaillon-Plage no PC Le Village Corsaire des deux plages.
A 26 continuàmos em direcção a Biscarrosse-Plage, pelas departamentais e utilizando o Bac de Royan (44,60 €, mas evitando a penosa travessia de Bordéus).

Parámos em Andernos para fazer um almoço de ostras, o que não se veio a verificar pois a venda estava proibida por razões sanitárias. Instalámo-nos no PC Campéole Plage Sud, muito conveniente para quem queira fazer praia em Biscarrosse. Ao sábado, mercado de frutos e artigos regionais muitissimo simpático; comércios de comida feita "para levar", dos quais saliento uma peixaria com peixes e mariscos cozinhados muito em conta e excelentes. Proporcionou belos petiscos.
A 29 reiniciámos a viagem, continuando por estradas departamentais, por Mimizan, Vieux-Boucau, CapBreton, Anglet, Biarritz e Hendaye, passando a fronteira com Espanha sem os problemas de engarrafamento que são frequentes na fronteira principal da autoestrada. Dirigimo-nos à AS para ACs de Lierganés, na Cantábria, para pernoitar. Local muito conveniente para quem queira visitar San Sebastian; a AS encontra-se no parking da estação ferroviária donde parte um comboio todas as horas (entre as 07 e as 22). É gratuita e possui todos os serviços necessários.
Dia 30: percurso planeado Lierganés - Bragança. Esta zona de Espanha está muitissimo bem servida de Autovias, excelentes e gratuitas, seguimos, assim por: A67-Autovia Cantábria/Meseta, A231-AV Camiño de Santiago, A66-AV Ruta de la Plata e A52-AV de las Rías Bajas. Saímos para Puebla de Sanábria/Lago de Sanábria. Fomos eatacionar perto da Playa de Viquiela para almoçar.

Comecei a reparar, com agrado, que nestes locais estão completamente ausentes os embirrantes letreiros a proibir, ou mesmo a condicionar o estacionamento das ACs. E, caros companheiros, para quem não conhece, recomendo muito. São locais absolutamente maravilhosos. A própria vila de Puebla de Sanábria pareceu-nos muito bela e está prevista uma visita num futuro muito próximo.
Como bela é a estrada de ligação para Bragança; entrados em Portugal por Portelo e França fomo-nos alojar no PC da Inatel.

Notável este PC. Para além de ser muito económico, tem excelentes instalações para o serviço dos nossos veículos. É de uma calma absoluta, bonito, bem conservado. Aqui encontrámos as instalações sanitárias mais bem cuidadas de toda a viagem. De recomendar absolutamente.
A 2 de Julho deixámos, com saudade, este PC e dirigimo-nos ao Turismo em Bragança para obter documentação para a preparação de uma próxima descoberta de Trás-os-Montes que conhecemos muito mal mas pela qual ficámos apaixonados. Tencionamos regressar muito em breve. O nosso destino era a Marina da Amieira, no Alqueva onde tinhamos marcado mais um dos nossos Enojantares. A preguiça não nos permitiu fazer o percurso de uma só vez e dirigimo-nos portanto à Barragem Marechal Carmona, na Idanha, para pernoitar no PC da Orbitur. Sem história e sem menção especial. Foi mais para conhecer que outra coisa pois continuamos a considerar-nos principiantes e a fazer descobertas. A este, provávelmente, não voltaremos.

Estamos a 3 de Julho, aproxima-se o fim da viagem. Viagem até ao Alqueva e instalação no estacionamento da Marina com uma paisagem que muito nos agrada.

A 5 de Julho regressános a casa.
Estatisticas sucintas:
Pernoitas-452 €
Supermercados-404 €
Diversos-1078 €
Haveria maneira de cortar na rubrica diversos pois nela estão incluidos artigos, tais como cervejas trapistas, vinhos e licores que se destinaram a abastecer a garrafeira de casa. De resto, as visitas a museus e outros monumentos em França são bastante "salgadas" mas não as consideramos evitáveis.
E estamos já a planear a próxima.