segunda-feira, 15 de julho de 2013

PORTUGAL É LINDO!!!!!! (continuação)

A autarquia de Freixo de Espada à Cinta proporciona aos autocaravanistas uma excelente AS onde nem falta o fornecimento de energia eléctrica. Tudo gratuito e a pequena distância do centro histórico que vale a pena visitar.
O freixo de espada à cinta
A sede do Município
Bela porta manuelina na Igreja Matriz
Continuámos para Torre de Moncorvo. A autarquia proporciona uma AS junto às piscinas municipais, completa, com WC, duches, mesas de pic-nic e gratuita. O único pequeno senão é a distância ao centro que talvez não assuste os mais desportistas.
Daqui para Macedo de Cavaleiros onde a passagem correu mal por ser dia de feira o que dificultou o acesso ao local da AS. Na mesma encontravam-se estacionadas viaturas dos feirantes estando os únicos lugares disponíveis debaixo da rega automática. A AS com um equipamento Euro Relais pareceu-nos operacional mas não a utilizámos. Seguimos para o estacionamento da Barragem do Azibo onde parámos para almoçar. É um local aprazível mas, consultadas as regras do estacionamento, é claramente dito não ser o mesmo autorizado a autocaravanas das 0000 às 0800 horas. Nessas condições abandonámos imediatamente os locais em direcção a Bragança. A única novidade nesta AS é certamente devida ao seu êxito: de 15 de Julho a 30 de Setembro a estadia máxima autorizada é de 24 horas. Ignoro se existe algum controle sobre esta indicação. Os locais estiveram sempre quase completos durante as 48 horas que ali passámos. O centro histórico é facilmente alcançável a pé. 
 
De Bragança para Vinhais. Quando uma autarquia se dá ao trabalho de disponibilizar aos autocaravanistas uma AS é sempre de agradecer. Mas é verdadeiramente uma pena que se construa um equipamento como o que se encontra em Vinhais e que é praticamente inutilizável. Com efeito a AS foi construída num local de tal declive que torna qualquer permanência impossível e difícil a simples utilização da área. Uma pena!
 
Não quisemos deixar de conhecer o Parque Biológico de Vinhais onde fomos pernoitar. Sossego absoluto, visita do parque bem simpática. Não estão disponíveis serviços para AC.
Sendo tempo de altas temperaturas e necessitando de alguma manutenção técnica, nomeadamente lavagem de roupa, fomos acampar no PC da Quinta do Rebentão em Chaves, seguindo daí para o Vidoeiro no Gerês. A preguiça foi tanta que nem fotos foram feitas nestes dois locais.
Do Gerês seguimos para o Norte pela Portela do Homem, com passagem pelo Lindoso indo estacionar em Ponte da Barca, no Largo da Feira, para almoço.
"O Moinho" em Ponte da Barca
No Lindoso
Continuando o tempo muito quente decidimos ir conhecer um dos nossos "amigos" do Facebook o Parque de Campismo de Aboim da Nóbrega. Local muito bonito, parque moderno e bem cuidado, funcionando à base de energias renováveis. Encontra-se contudo afastado de tudo, mesmo da pequena aldeia que lhe dá o nome. Excelente para quem necessite de uns momentos de repouso absoluto.
Passeando pelas belas estradas do Minho fomos estacionar no local apropriado em Vila Nova de Cerveira, junto à recentemente construída Área de Serviço. Sofrendo com o grande calor lá demos um pequeno passeio pela vila. Para o almoço um galo de cabidela que estava verdadeiramente notável. O bicho não tinha sido manifestamente criado num aviário e a confecção estava bastante correcta. O verde tinto de Ponte de Lima ajudou à festa. Sendo impossível permanecer no estacionamento sem "acampar" fomos procurar sombra e alguma frescura no Parque de Campismo da Orbitur em Darque-Viana do Castelo. Apinhado de surfistas! Trata-se de um parque de que gostamos pela sua proximidade da praia mas que só tínhamos frequentado em época baixa. em Julho não é aconselhável (para o nosso gosto). Aproveitando a pequena embarcação que faz as ligações fomos dar um pequeno passeio a Viana que começou com uma "bola" no Zé Natário. Excelente!
Aqui deixamos algumas impressões de Viana.
A meteorologia anda um pouco louca. Ou temos um calor excessivo ou, de repente, passamos a céu encoberto, humidade e temperaturas baixas para a estação. Foi o que aconteceu a partir de 10 de Julho pelo menos aqui pelo Norte litoral. Fomos recolher ao já nosso conhecido Parque Biológico de Gaia em Avintes. Excelente local para estacionamento de AC com AS completa e acesso livre ao parque. É um local que recomendamos vivamente.
 
(continua)

quinta-feira, 11 de julho de 2013

PORTUGAL É LINDO!!!!!!

Em Freixo de Numão ficámos a saber que a Área de Serviço ali existente foi inaugurada em 2001 e reinaugurada (?) em 2010.  Trata-se da mais antiga área da Península Ibérica. Estacionamento simpático onde o Sr. Francisco aparece para dar a provar (e vender) o vinho do Porto da sua lavra.
A Vila possui algumas casas com grande dignidade, tais como a Casa Grande em que está instalado o museu que infelizmente não conseguimos visitar.



Em Freixo de Numão
Seguimos depois para Vila Nova de Foz Côa. Autarquia muito amiga dos autocaravanistas que acolhe em AS própria, em estacionamento dedicado perto do centro ou junto às piscinas municipais. Visitámos o centro histórico de que aqui deixamos algumas imagens.
Monumento ao emigrante


Igreja Matriz

Deslocámos-nos depois para o Museu do Côa onde estacionámos, almoçámos no restaurante do Museu e pernoitámos devidamente autorizados. A arquitectura deste Museu é notável (Escola de arquitectura do Porto); a sua integração na paisagem é fantástica. O seu interior prepara-nos para a visita das gravuras rupestres que efectuámos no dia seguinte.





Alguns exemplos das gravuras que são visitadas com guia. Vale mesmo a pena para quem se interessa por estas coisas.



A viagem vai continuar.....