sábado, 22 de junho de 2013

O TURISMO EM PORTUGAL CONTINUA

De Vila Velha de Ródão seguimos para o Fundão onde decidimos pernoitar no Parque de Campismo "Parque do Convento". Correcto, sem mais. Estamos a satisfazer a gula em cerejas. De todas as formas, mesmo em culinária como foi o caso de um "bacalhau com compota de cereja" degustado no restaurante do camping.
Paisagem no Fundão
Cerejeiras
Bacalhau com cerejas
Em seguida Belmonte. Fomos fazer serviço no local apropriado, Parque de Santiago. Ausência de grelha para cinzentas. Local com casas de banho, jogos e outros equipamentos de lazer. Muito perto da estrada com bastante movimento e um pouco longe do centro escolhemos para estacionar e pernoitar o largo em frente do quartel da GNR que fica praticamente no centro. Belmonte, que não conhecíamos, constituiu uma agradável surpresa. Visitámos com detalhe o seu Castelo, a Igreja de Santiago, o Panteão dos Cabrais, o Museu Judaico, o Museu do azeite, o Ecomuseu do Zêzere e o Museu os Descobrimentos. Deambulámos pelas suas ruas e em especial pela Judiaria.
Local de pernoita em Belmonte
 


Igreja de Santiago
Panteão dos Cabrais



Ruas da Judiaria 
D. Pedro Álvares Cabral
Brasão dos Cabrais 

Belmonte, uma grata surpresa
O destino seguinte foi o Sabugal. Difícil resistir à comparação com a visita anterior. Começámos por utilizar a AS. Plataforma excessivamente estreita, torneiras vandalizadas. Impossível permanecer por perto pelos odores provenientes da lavagem dos carros de recolha de lixo. Estacionámos na avenida principal para visitar o Castelo e almoçar: Aqui é justo mencionar um notável "arroz de carqueja". 
Porta leonesa em Sabugal
Castelo de Sabugal

A pernoita seguinte foi em Aldeia da Ponte. AS funcional, bem concebida. Estacionamento muito aprazível para ficar, embalados pelas centenas de rãs que pululam na pequena retenção de água anexa aos locais. Ponte romana.




Continuámos para Almeida onde parámos para breve visita aos locais que já conhecíamos e para o almoço que desta vez foi na AC. Almeida oferece aos autocaravanistas uma plataforma para estacionamento mesmo à entrada do casco histórico (encontrava-se completamente preenchida por companheiros franceses mas existe mais lugar para estacionar. O local é servido por casas de banho, tem despejo de cassetes e ligação eléctrica se se possuir um fio suficientemente longo.
AS PARA AC em Almeida
Almeida



domingo, 16 de junho de 2013

TURISMO CÁ DENTRO

Dadas as circunstâncias decidimos praticar o "Turismo cá dentro".
Depois do encontro do CAI em que foi inaugurada mais uma AS, em Estremoz", fizemos uma deslocação relâmpago ao Algarve, com escala na Messejana que já aqui descrevemos.
No Algarve utilizamos a AS da Marina na Praia da Rocha. As condições continuam as mesma com excepção da quase interdição de estacionamento na parte alcatroada que agora se encontra reservada aos automóveis, para frequência da praia. Continua a ser uma razoável opção.
Terminado o assunto que nos levou lá abaixo dirigimos-nos a Abrantes para iniciar o nosso périplo pelo Centro e Norte. Era dia de festa, que decorria no local Aquapólis, encontrando-se o estacionamento completamente cheio. Para nosso espanto o civismo dos locais fez com que o local da AS, assim como os dois estacionamentos reservados a ACs estivessem vagos. Por ali ficámos a assistir às actividades e por lá pernoitámos calmamente.



O local é bem bonito.
Daí seguimos para Vila Velha de Ródão que não conhecíamos. Vale mesmo a pena. AS simples mas suficiente, implantada num belo local para estacionar e pernoitar. Duas ACs francesas fizeram-nos companhia.






quarta-feira, 12 de junho de 2013

EM MESSEJANA

Mais uma vez ausente do Blog durante bastante tempo.
Planeando viagem após viagem e alterando planos à medida que se foram modificando as condições. Para complicar mais as coisas, uma nova autocaravana, com a subsequente espera pelo DUA que continua a não chegar.
Entretanto fazemos turismo cá dentro o que também é bem bom.
Estivemos presentes no encontro do CAI em Estremoz onde foi inaugurada mais uma AS no Intermarché local. Não queremos deixar de agradecer à nova Direcção do CAI pela maneira fidalga como nos recebeu no decorrer do encontro.
Encontro terminado dirigimos-nos a Messejana para conhecer um novo Parque para ACs recentemente aberto.
Seguem-se algumas imagens desse parque





O local, dentro da Vila de Messejana, oferece estacionamento dentro duma quinta fechada, com AS completa, electricidade e utilização da excelente piscina. A diária é de 7,00 €, existindo um protocolo com o CAS cujos sócios pagam 5,00 €.
A inauguração formal do Parque está prevista para 15 de Setembro.