domingo, 26 de fevereiro de 2012

AUTOCARAVANISMO: UMA FORMA DE TURISMO



Integrado no programa de actividades do 2º Aniversário do CAI – Clube Autocaravanista Itinerante decorreu, no Auditório António Chainho em Santiago do Cacém, o colóquio subordinado ao tema em titulo neste artigo.
Pela qualidade dos oradores, pela maneira como foi abordada a actividade autocaravanista e pela atitude em relação a ela demonstrada por alguns dos oradores presentes, os quais detêm responsabilidades nos sectores da Administração local, do Turismo, do Planeamento e da fiscalização, julgo estarmos todos de parabéns.
Vale a pena referir que este colóquio foi aberto à população em geral, tendo sido mesmo dirigidos convites aos comerciantes locais para nele estarem presentes.
Por ordem de “entrada em cena” tivemos o privilégio de ouvir:
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, nosso anfitrião, faz-nos desejar que todos (ou pelo menos a maioria) dos autarcas deste País escolhessem as suas opções e pontos de vista em relação à nossa actividade preferida. Em vez de repressão, criação das condições necessárias para a recepção dos autocaravanistas, os quais são reconhecidos como catalisadores do comércio local e utilizadores privilegiados dos espaços culturais e lúdicos da região. Para o demonstrar, para além da maneira fidalga como nos recebeu no seu concelho, fica a inauguração de uma Área de Serviço para AC, com promessa de implementação para um futuro possível de, pelo menos uma outra estrutura, lá mais para os lados do mar oceano.
A sócia do CAI,  Maria Isabel Wissmann Mesquita, deu-nos uma breve introdução ao comércio de autocaravanas (e caravanas) em Portugal. No âmbito do encontro que serviu de quadro a estas actividades a sua empresa fez deslocar para Santiago do Cacém duas autocaravanas que fizeram uma sessão “portas abertas” para a população local. O interior de uma AC, que para muitos de nós é uma segunda casa, não é evidente para a grande maioria das pessoas. Uma AC esteve à disposição do público em geral para visita junto ao mercado de Santiago do Cacém na manhã de sábado dia 25. A adesão do público foi grande e, para muitos, houve como que uma espécie de desmistificação em relação às condições de vida no interior daqueles veículos que eles vêm passar mas que não tinham a mínima ideia de como viver no interior.
 O colóquio, superiormente moderado pelo sócio do CAI e grande dinamizador deste encontro, Fernando Malão, continuou com:
Intervenção da Guarda Nacional Republicana a qual, tendo sido convidada a fazer-se representar no colóquio, o fez com agrado na pessoa do Sargento José Fortunato responsável por uma estrutura de controle ambiental no território. Foi sublinhada a atitude da autoridade em relação ao autocaravanismo que todos desejamos mais “pedagógica” e menos repressiva.  Como no colóquio se dava espaço para perguntas dos presentes, foi o representante da autoridade questionado no sentido de se considerava a actual legislação regendo a actividade autocaravanista adequada e suficiente para as necessidades. A dúvida ficou a pairar no ar mas não foi cabalmente respondida.
Seguiu-se uma intervenção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo na pessoa do Dr. António Lacerda. Esta foi uma intervenção brilhante, tanto pela qualidade do orador e pelo amor que demonstra pelo “seu” Alentejo, como pelas posições que tomou em relação à actividade autocaravanista e pelo conhecimento que dela patenteou. Para os praticantes desta modalidade de turismo é reconfortante sentir-se acarinhado, bem-vindo, reconhecido não como parte do problema, mas antes, como parte da solução da actividade turística em Portugal e mais especificamente no Alentejo. Foi reconhecido que a legislação disponível para o sector é desadequada e insuficiente; foi também reconhecido que os interesses dos autocaravanistas e dos proprietários dos Parques de Campismo não são coincidentes. Uns e outros têm razão e é preciso trabalhar no sentido de acertar os anseios e necessidades das duas partes.
Os trabalhos encerraram com uma longa e interessante intervenção do representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-A), Dr. Alexandre Domingues. Mais uma vez nos sentimos reconfortados enquanto praticantes desta modalidade de turismo itinerante; somos considerados úteis, desejáveis, contribuidores para a economia dos locais que frequentamos, ecologicamente responsáveis, utilizadores privilegiados e esclarecidos dos equipamentos públicos e da Natureza. A CCDR-A tem sensibilizado as autarquias do Algarve para o autocaravanismo e os resultados estão a fazer-se sentir; as AS para AC e os Parques para AC públicos e privados estão a surgir a um ritmo acelerado. Abriram mais nos últimos quatro meses do que na totalidade dos vinte anos precedentes. O Dr. Alexandre Domingues não encara como necessidade imediata mais legislação para o sector (com o que discordo), mas antes que as autarquias criem primeiro as condições para receber convenientemente os autocaravanistas e só depois, por intermédio de pequenas posturas municipais muito simples, regulamentem a actividade. Considera ainda que a utilização dessas estruturas, mesmo as públicas, deve ser paga com moderação (com o que estou de acordo), segundo o principio do utilizador pagador. Com efeito, a construção e manutenção dessas estruturas implica despesas para as autarquias, não devendo os munícipes respectivos serem obrigados, com os seus impostos, a financiar a nossa actividade. Foi ainda reconhecida a desadequação entre a oferta dos Parques de Campismo e os anseios e necessidades da maioria dos autocaravanistas.
O “malvado” relógio não permitiu que o assunto fosse esgotado e teve que ser encerrada a sessão.
Está de parabéns o AUTOCARAVANISMO pelo que se passou neste colóquio e está de parabéns a Direcção do CAI.
Uma última palavra.
Constatámos com amargura a inexplicável ausência da Federação Portuguesa de Autocaravanismo. Sabemos que a sua Direcção foi convidada para se fazer representar mas não o considerou útil nem necessário. Como simples sócio de clubes não tenho o direito de interpelar directamente a Federação mas acho que tenho o direito e o dever de interpelar os Clubes de que sou sócio, o CAI e o CAS, sobre o assunto: companheiros o autocaravanismo enquanto turismo itinerante precisa da Federação Portuguesa de Autocaravanismo.
Façam-na trabalhar para os fins para que foi criada, por favor!