quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

HADDOCK ON THE ROAD NASCEU HÁ UM ANO

Este nosso e vosso Blog nasceu há um ano. Entretanto passaram por aqui cerca de 12 mil leitores. A todos muito obrigado. Tendo criado este espaço virtual com a intenção quase exclusiva de deixar um registo das nossas "voltas e reviravoltas" em autocaravana foi com espanto inicial que começámos a constatar algum interesse externo pelo mesmo. Isto deu-nos responsabilidade acrescida e fez-nos aumentar o cuidado com o "material" publicado.
Continuamos, sem pretensões, tentando deixar um registo das nossas actividades autocaravanistas e, simultaneamente, ficamos encantados se estes nossos relatos puderem de alguma forma ser de utilidade para a nossa actividade.
Tendo em vista a quadra do ano aproveitamos a ocasião para desejar a todos um Natal muito feliz esperando que o ano de 2011 seja o mais propicio possível á realização dos vossos desejos. 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PENACOVA

De 3 a 5 de Dezembro decorreu com o êxito habitual o 4º Encontro do Clube Autocaravanista Saloio. Tendo estado presente em quase todos os encontros do clube e apreciando o convívio com as pessoas que o compõem tomámos o caminho lógico, ou seja, apresentámos a nossa candidatura a associados a qual foi aceite. Somos portanto, a partir de agora, sócios do CAS. Entrámos numa altura perfeita que coincidiu com o 2º aniversário do clube, tendo partilhado o bolo de aniversário com um aspecto evocativo que se apresenta a baixo. Ainda por cima o bolo estava óptimo. 
O Bolo de aniversário do CAS
Andam por aí alguns "papas" do autocaravanismo que depreciam os pequenos clubes chamando-lhes pejorativamente "clubes de amigos". Ainda bem! Eu revejo-me nesta concepção de "clubes de amigos", pois me parece mais confortável que estar num clube "enorme" (embora a percentagem de sócios com as quotas em dia seja pequena e ainda menor a percentagem de sócios que acorrem ás Assembleias Gerais)  mas que não seja um "clube de amigos".
Este encontro teve as actividades habituais: gastronómica, cultural, turística e autocaravanista.
Do ponto de vista de "convívio à mesa" destacamos o almoço de sábado de que participaram a maior parte das pessoas enchendo uma sala de um restaurante local:
Aspecto de um almoço com alguns participantes


O "porco no espeto" decorreu na tarde e noite de sábado nas instalações gentilmente cedidas pelos Bombeiros Voluntários de Penacova.  O jantar, que estava divinal, foi seguido por bailarico, Karaoké (no qual mais uma vez se revelaram os talentos do nosso Presidente) e mais cantorias. 

O porco está no espeto
As mesas para o jantar de sábado

O almoço de despedida. no Domingo. decorreu no Restaurante das Piscinas de Penacova tendo participado a totalidade dos sócios presentes e suas famílias. Foram nossos convidados os Presidentes da Câmara e Junta de Freguesia de Penacova. 
Aspectos do almoço de Domingo

A vertente turística do encontro não foi facilitada pelas condições meteorológicas mas mesmo assim tivemos a oportunidade de visitar os "moinhos de vento" e o seu museu e passámos brevemente pela Barragem da Aguieira. 
A Serra da Lousã vista dos "Moinhos"
 Na parte cultural saliente-se a visita guiada e demorada ao Mosteiro de Lorvão.
Aspectos do Mosteiro de Lorvão

Do ponto de vista autocaravanista tivemos a inauguração de mais uma Área de Serviço e pernoita para AC. Construída a partir do projecto técnico do CAS, só foi possível pelo empenhamento do nosso companheiro Nelson Fernandes que encontrou um eco favorável nas autoridades municipais. Aqui fica o nosso muito obrigado ao Nelson e ao Município de Penacova.
A área de serviço com WC anexo
A cerimónia de inauguração
A Presidente do CAI agradece ao Presidente da Câmara...
....e "inaugura" a AS