domingo, 31 de janeiro de 2010

HINO OU MARCHA DO CPA

Tomámos recentemente conhecimento da Marcha do CPA que a seguir facultamos a quem não conheça.
Vamos todos sobre rodas,
as rodas nos vão levar
por esses caminhos fora,
vem connosco acampar.
Vamos pela estrada fora,
nesta senda...caminhemos,
e à noite, junto ao fogo,
ao CPA cantaremos:::

Ao frio, à chuva e ao sol,
estaremos, com certeza,
convivendo como irmãos
e amando a natureza...
Amigo e companheiro
junta-te a nós e verás
como é bom viver a vida
que o campismo nos traz!...
Os sublinhados são nossos. Tanto nos Estatutos como no hino ou marcha o CPA é assumidamente um Clube campista. Não é que haja mal nisso, bem pelo contrário. O problema é que necessitamos de um Clube de autocaravanistas. 

sábado, 30 de janeiro de 2010

ENOJANTAR NA AMIEIRA MARINA

O 3º Ciclo de Enojantares do restaurante panorâmico da Amieira Marina prossegue dia 6 de Fevereiro com a apresentação dos vinhos do produtor João Portugal Ramos.
No enojantar, dedicado aos néctares de João Portugal Ramos, os vinhos apresentados fazem parte da produção deste enólogo que, em consequência, serão explicados e demonstrados pela Engª Maria Pica.
No que respeita à ementa, o Welcome Drink consta de Conde de Vimioso Espumante 2008 e Almofadinha Filo de Chévre com Noz e Mel, seguindo-se como entrada, Salmão Fumado e Marinado com Chantilly de Nabos, acompanhado de um Branco Marquês de Borba 2009.
Os pratos principais são Bife de Atum com Molho de Orégãos, Cebola Confitada e Puré de Funcho, acompanhado por Vila Santa tinto 2007, e, na carne, Lombinho de Novilho Corado com Queijo de Serpa, Crocante de Presunto e de Sésamo em Cama de Pêra, Batata e Cebola servido com um Marquês Borba Reserva Tinto 2007. A sobremesa traz Tulipa de Amêndoa com Frutos Silvestres em Chocolate Negro e Gelado de Baunilha, coadjuvado com um Duorum Porto Vintage 2007.
Os Enojantares, com menu de degustação Enogastronómico, custam 35 euros/ pax.
Relembramos aos autocaravanistas que a Amieira Marina acolhe com prazer os nossos veículos o que fará que a sua cama se venha a encontrar a escassos 50 metros do enojantar o que é da maior conveniência!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

LUTANDO POR UMA CAUSA

É com um certo prazer que estamos a verificar que a causa autocaravanista revela nos últimos tempos uma certa actividade. A reacção do MIDAP á reunião sobre autocaravanismo realizada no Algarve e em que os autocaravanistas não estiveram representados (não considero, por mim, que a Federação campista represente o autocaravanismo) constituiu um grito de alerta no meio do silêncio ensurdecedor praticado na generalidade do meio.
Vale a pena citar aqui a carta enviada á organização do evento:
"Assunto: Autocaravanismo
Exmos Senhores
Procederam V.Exas à realização de dois encontros em que o tema em discussão era: Jornadas Técnicas sobre Campismo Rural e "Auto-caravanismo".
Temos que enaltecer todas realizações que pretendem a maior sustentabilidade da nossa economia e principalmente em sectores marginais a que nem sempre se dá o devido valor.
Convidaram V.Exas. como oradores A Federação de Campismo e um técnico representante da CCDRA.
Parece-nos razoável a escolha dos oradores mas contudo limitada:
A Federação falou sobre o campismo em tendas, ou caravanas ou autocaravanas.
A CCDRA porque fez um levantamento exaustivo, e o primeiro quantitativo, e conhece bem a situação, pelo que a sua experiencia é importante de ser conhecida.
De tal forma conhecedora da realidade que distingue os campistas em autocaravana, de longa permanencia em cada local, daqueles que apenas estacionam 24 ou 48 horas.
Esta é uma parte significativa dos Autocaravanistas nacionais e dos estrangeiros que nos visita.
Estes não estavam representados!
E poderiam V.Exas ter consultado meia duzia de sites na internet e ficariam com a ideia de quem tambem convidar ou pelo menos participar a vossa realização.
O Autocaravanismo Itinerante ou Touring em Autocaravana é uma forma de turismo que existe todo o ano e representa um valor acrescentado significativo nas economias locais.
O Autocaravanismo é de tal forma importante que mereceu, da Sub-Comissão de Turismo da Comissão de Economia da AR um projecto de lei, para regular a actividade. As eleições legislativas levaram no entanto a que não houvesse entendimento político e ficamos a aguardar melhor oportunidade.
Postas estas razões, apenas nos resta protestar pela estreiteza de critérios que tiveram, pois se o que se pretendia era discutir e elucidar sobre uma forma de ajudar à sustentabilidade do Algarve, nós poderíamos dar o noso contributo.
Continuaremos a visitar o Algarve, tendo como expectativa, encontrar mais áreas de serviço e zonas de estacionamento, de acordo com o gabarito das nossas viaturas.
Tambem esperamos encontrar menos iliegalidades, praticadas por utilizadores de autocaravanas, desde o estacionamento em zonas interditas ao campismo ilegal, de forma a que a imagem do Autocaravanista seja respeitada e não associada a gente sem princípios e de hábitos higiénicos duvidosos."
Congratulamo-nos também com a resposta recebida pelo MIDAP da parte da PROVERE-Algarve sustentável:
"Exmos. Senhores, (MIDAP)
Quando pensámos em organizar estas jornadas, não imaginámos a dimensão da discussão que este assunto gerou. Tomámos agora consciência da sua verdadeira dimensão e importância para a região. O nosso objectivo inicial era o de esclarecer sobre questões técnicas e potencialidades da instalação de áreas de acolhimento de auto-caravanas no interior do Algarve, dirigindo esta informação aos técnicos das autarquias e parceiros do Consórcio Algarve Sustentável. Estas expectativas foram largamente ultrapassadas.
Agradecemos o Vosso reparo, com o qual concordamos inteiramente, e esperamos contar com a Vossa colaboração em futuras iniciativas que venham a existir dentro deste tema. Que fique claro que o Consórcio Algarve Sustentável não pretendeu, de forma alguma, afastar os auto-caravanistas desta discussão, pelo contrário, achamos que são parte essencial da mesma, a fim de encontrar soluções.
Com os melhores cumprimentos,
Pel'A Direcção Executiva
Algarve Sustentável"
E assim ficou marcada uma posição daqueles que não estando subordinados á Federação campista querem lutar verdadeiramente pelos interesses do autocaravanismo.
Por outro lado estão a ser lançadas sementes à terra que poderão levar ao aparecimento de outro clube de autocaravanistas com o fim de criar a massa critica necessária á constituição de uma Federação.
Estaremos atentos!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

CARTA ABERTA

Com a devida autorização, publico em seguida alguns extractos de uma carta aberta que o companheiro José Gonçalves dirigiu em 2008 ao Director da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal Senhor Jorge Vieira.
Ao Senhor Director da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal
Sr. Jorge Vieira
Começo esta missiva por me identificar afim de não ser mais um anónimo a opinar sobre matéria desconhecida, sem fundamentação e sem o mínimo de seriedade.
Chamo-me José António da Costa Gonçalves, resido em Guimarães, sou filiado no Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos, sob o nº. 900, e sou também filiado na F. C. M. P..
Sou autocaravanista há cerca de doze anos.
Fui caravanista durante cerca de dez anos.
Fui campista durante… muitos, muitos anos.
Sou trabalhador, ainda!
Sê-lo-ei, seguramente, por pelo menos mais dezasseis anos.
Obviamente, não sou reformado!
Esta breve introdução, acerca da minha pessoa, dá-me o direito de opinar, com conhecimento de facto, sobre todas as vertentes do chamado “campismo”, penso eu!
Vem esta missiva a propósito de uma manchete de jornal “Autocaravanas à margem da lei”, isto, em letras garrafais, no dia 26 de Agosto de 2008.
A certa altura surge transcrito na notícia:… . É legítimo estacionar a autocaravana em qualquer lugar destinado a aparcamento de ligeiros, desde que não haja indicações específicas em contrário e as dimensões da viatura não perturbem a circulação. “O que é proibido – porque configura campismo selvagem – é parar uma autocaravana num local e ficar lá a pernoitar”, sublinha Jorge Vieira, director da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal….”
........
Saberá o Sr. Jorge Vieira o que é efectivamente “fazer Campismo”?
Como pode afirmar “O que é proibido – porque configura campismo selvagem – é parar uma autocaravana num local e ficar lá a pernoitar”. Que base legal existe para esta afirmação?
Não gostei efectivamente da reportagem, por denegrir significativamente a imagem do Autocaravanista. Não gostei da sua participação em especial por ser alguém que, antes de mais, deveria salvaguardar os interesses dos Campistas e Autocaravanistas.
Sinceramente, Sr. Jorge Vieira, NÃO GOSTEI!
E porque não gostei da sua participação, em nome de uma Federação à qual estou associado, protesto veementemente! Não tinha o direito de dizer o que disse nem da forma que disse.
Sou amante do Turismo Itinerante, há muitos, muitos anos!
Continuarei nesta senda “até que a voz me doa”!
Nós, AUTO CARAVANISTAS, temos regras muito claras de respeito para com a Natureza, para com os locais e para com as populações!
E, em contacto recente, o companheiro José Gonçalves desabafa:
Se o fiz na altura, 28 de Agosto de 2008, foi porque entendi que estavam a ser violados direitos sem justificação.
Daí para cá, quase dois anos, nada mudou para melhor
Entretanto amanhã começam no Algarve umas "jornadas técnicas" sobre "campismo e autocaravanismo" e adivinhem quem vai intervir: sim é o Sr. Jorge Vieira da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal o mesmo que acha que  é proibido – porque configura campismo selvagem – parar uma autocaravana num local e ficar lá a pernoitar.
E, entretanto, o CPA está nessa Federação!

MARROCOS

Para todos os companheiros que planeiam ir a Marrocos e que leiam o francês, recomendo vivamente o Blogue no endereço Chamois au Maroc.
Para aqueles que possam ter receios em relação á segurança não deixem de ler o episódio 14
Adoro a descrição de viagem destes companheiros; sou seguidor fiel.

sábado, 16 de janeiro de 2010

SE......

Je défendrai mes opinions jusqu'à ma mort, mais je donnerai ma vie pour que vous puissiez défendre les vôtres.
Voltaire
philosophe francais

Não estando de acordo com as posições defendidas pelo Companheiro Papa Léguas e, principalmente, com o modo como as introduziu no Fórum do CPA, não posso deixar de lhe significar a minha maior simpatia e ao mesmo tempo repudiar vivamente o teor dos ataques de que é alvo naquele Fórum.
E, não quero deixar de re-publicar o eterno SE....que tão bem se aplica a este caso

Se consegues manter a cabeça quando todos à tua volta
perdem a deles e te culpam por isso;
Se consegues confiar em ti mesmo quando todos à tua volta duvidam de ti,
Mas és tolerante para com as dúvidas deles;
Se consegues esperar sem desanimar com a demora,
Ou, sendo caluniado não recorres à mentira,
Ou, sendo odiado, não cedes ao ódio,
E contudo não tens uma aparência demasiado bela, nem falas de forma sábia;

Se consegues sonhar sem deixar que os sonhos te dominem;
Se consegues pensar sem fazer dos pensamentos o teu objectivo;
Se consegues encontrar-te com o Triunfo e o Desastre
E tratas ambos os impostores da mesma forma;
Se consegues suportar ouvir a verdade que falaste
Ser distorcida por charlatães e usada para enganar os tolos,
Ou ver as coisas por que arriscaste a vida serem destruídas
E vergas-te e reconstróis tudo de novo com ferramentas partidas;

Se consegues fazer um monte com todos os teus êxitos
E o arriscas de uma só vez,
E perdes, e começas outra vez do princípio,
Sem nunca lamentares a tua perda;
Se consegues controlar o teu coração, a tua força e o teu corpo
E cumpres a tua parte mesmo depois de os outros terem desistido,
E dessa forma resistes quando não há mais nada em ti
Excepto a Vontade que te diz – Continua!

Se consegues falar com multidões sem perderes a virtude,
Ou caminhar com reis – sem perder o senso comum;
Se nem amigos nem inimigos te conseguem magoar.
Se todos confiam em ti, mas nenhum em demasia;
Se consegues preencher o minuto inesquecível
Com sessenta segundos de caminhos percorridos –
Tua é a Terra e tudo o que nela habita
E o que é mais importante – tu és um Homem, meu filho!


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ATENÇÃO

Vamos lá aligeirar os ares.
Um mão amiga e previdente fez-me chegar o seguinte conselho:
"Se andarem de autocaravana na Grécia e tiverem que passar nalguma portagem, tenham muito cuidado com o meio de pagamento que vão escolher...
Paguem em dinheiro, usem os E-Pass ou os Smart Pass, mas nunca por nunca se deixem convencer a usar os Other Means Of Payment (outros meios de pagamento). "
Ora vejam:

Bem haja amigo pelo aviso!

PREPARA-SE A AG DO CPA!

Os posts do Papa Léguas, simultâneamente no seu Blogue e no Fórum do CPA, conduziram ao que seria de esperar. Uma rejeição de uma certa parte do Clube que não se revê nos membros que mantêm veículos de informação na Net. Enquanto Haddock on the Road tinhamos decidido manter-nos afastados desta discussão. No entanto, hoje apareceu publicado o seguinte texto, da responsabilidade da Direcção do CPA:
"Boa noite companheiro Narciso, não lhe tirando todo o seu mérito e talvez bom trabalho, gostava que nos informa-se, qual a razão para o assunto que só diz respeito ao C P A. ele assunto eleições e assembleia estão num outro blog que nada tem a haver com o C P A. Em particular lhe chamei á atenção mas o companheiro nada fez, assuntos da vida do clube não podem ser expostos fora do ambito do clube.
Cordialmente
Odete Sousa"
E, neste contexto,  na qualidade de Bloguista sócio do CPA e também, porque não de coordenador do CAB, sentimo-nos obrigados a responder, o que foi feito da seguinte forma:
Caros companheiros e
(em especial)
Cara companheira Détinha
(que julgo representa a Direcção do CPA)
Tomo nota da sua interpelação ao companheiro Narciso (nick Papa Léguas) pelo facto de, sendo sócio do Clube, se ver impedido de copiar num Blogue de que é responsável os artigos (posts) que publica no Fórum do CPA ou vice-versa de publicar no Fórum do CPA as suas reflexões no Blogue.
Independentemente do facto desta admoestação poder configurar uma espécie de Censura (o que não quero acreditar seja a sua intenção) chamo-lhe, respeitosamente, a atenção para o facto de o Fórum do CPA ser aberto a todo o público o que faz com que o que ali se publica ser acessível a sócios e a não sócios. Se se der ao trabalho de verificar, pela estatisticas de frequência do Fórum, são significativamente mais os leitores não registados que os outros.
Nesta sua quase admoestação não consigo ver outra coisa que a aversão de um certo número de sócios do CPA aos sócios que mantêm Blogues.
E, não consigo perceber porquê!
Olhe que nós queremos um Clube Português de Autocarava(nista)s o melhor possível que nos possa servir a todos. Será que nos querem impedir de lutar por ele?
Saudações autocaravanistas
Vitor Silva
Blogue Haddock on the Road
Sócio do CPA
Coordenador do CAB
Membro do MIDAP

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

NÃO RESISTO

Eu queria que o meu cão fosse assim

UMA PROPOSTA..... UM DESAFIO

Estando profundamente de acordo com a maioria dos pontos que cita, passo a citar na integra um post da RAPOSA ASTUTA

"Considerando que se torna necessário sair da estagnação em que se encontra o autocaravanismo em Portugal; considerando que, sem um esquema simples de organização, não é possivel partir para um objectivo, seja ele qual fôr; considerando a existência de alguma inércia por parte dos autocaravanistas; considerando que, por vezes, os que idealizam nem sempre são os que executam.
Proponho uma discussão aberta visando os objectivos que se seguem:
1º Em termos geográficos localizar os clubes de autocaravanismo existentes no país.
2º Dividir o espaço territorial nacional por áreas.
3º Reunir informalmente os autocaravanistas interessados na formação de clubes locais.
4º Após a formação dos clubes reunir os responsáveis de cada um deles em assembleia preparatória.
5º Se possível na primeira assembleia, formar um grupo de trabalho com o objectivo de formar uma federação.
Lanço um desafio a todos os autocaravanistas residentes nos concelhos de Sintra, Mafra, Torres Vedras, Lourinhã ou seja a Zona Oeste.
Vamos comunicar por E:mail vamos partir para um encontro para nos conhecermos trocarmos impresões e, partir para a consideração de propostas já existentes para a formação de uma Associação de autocaravanistas.
A ideia está lançada, agora depende de vós!"
Oxalá a Raposa Astuta tenha o feed back que esta proposta merece. E fora dos concelhos propostos não há ninguém que queira avançar para soluções deste tipo?

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

VIAJAR COM ANIMAIS

Tendo em atenção que alguns companheiros manifestam dúvidas quanto às condições legais para poderem viajar com os seus animais de companhia para o estrangeiro aqui deixamos alguns dados.
A legislação comunitária que regula o assunto é o Regulamento (CE) nº 998/2003 do Parlamento Europeu e do Conselho de 26 de Maio de 2003 (relativo às condições de polícia sanitária aplicáveis à circulação sem carácter comercial de animais de companhia) e que altera a Directiva 92/65/CEE do Conselho. A versão portuguesa desse regulamento pode ser encontrada AQUI 
Para viajar com um cão ou um gato é necessário um “passaporte para animais de companhia”, que pode ser obtido junto de qualquer veterinário. Todos os cães e gatos devem ter um passaporte que comprova que foram vacinados contra a raiva. Até 30 de Junho de 2010, a Irlanda, Malta, a Suécia e o Reino Unido exigem igualmente a realização do teste de eficácia da vacina (titulação serológica).
Além disso, tratamento contra carraças e ténias são requeridos para a entrada na Irlanda, em Malta e no Reino Unido. A Finlândia e a Suécia exigem o tratamento contra a ténia.
Um animal deve ser identificável através de um microchip. Até Julho de 2011, será também aceite uma tatuagem legível, a não ser que pretenda levar o animal até à Irlanda, a Malta ou ao Reino Unido, que já exigem um microchip.
Os detalhes das exigências para acesso ao Reino Unido (que são idênticos para a Irlanda) podem ser encontrados AQUI

domingo, 10 de janeiro de 2010

Á volta do Alqueva


A barragem do Alqueva está perto de atingir a sua cota máxima de enchimento. Estamos a 152 mts, sendo o máximo 154.
É enorme a riqueza que ali está acumulada sabendo nós as dificuldades mundiais em redor da água.
Alguns pequenos bémóis se fazem notar. Parecem ter sido mal calculadas algumas das infraestruturas ligadas à navegação; existem cais inacessiveis pois a subida da água isolou-os. Onde existiam peninsulas estão agora ilhas.
Mas enfim tudo isso é secundário se comparado com o valor para as terras ribeirinhas de toda aquela água.
Aproveitámos pois o pequeno intervalo meteorológico que se verificou a 8 e a 9 de Janeiro e fomos iniciar o nosso "ano autocaravanista" na Marina da Amieira. A 9 era dia de Enojantar, tendo como vedeta a Adega Altas Quintas. Apresento ao lado um exemplar da ementa do jantar, com indicação dos vinhos que foram servidos.
A propriedade de Altas Quintas, situada no Nordeste Alentejano, na zona demarcada de Portalegre, apresenta uma área total de 256 ha, divididos por duas quintas que se estendem, paralelas, a uma altitude que varia entre os 496 m e os 770 m, no interior do Parque Natural da Serra de S. Mamede. Baseada em castas autóctones, como Trincadeira e Aragonez nos encepamentos tintos, bem como Verdelho e Arinto nos brancos, a herdade conta ainda com percentagens mais baixas de variedades de forte potencial enológico, como Alicante Bouschet, Alfrocheiro, Shyraz e Cabernet Sauvignon.
A ligação entre os pratos e os vinhos servidos foi, como sempre, bastante cuidada. Como ponto cultural, a refeição foi abrilhantada pelo grupo de cante alentejano da Amareleja.
O próximo jantar está marcado para o dia 6 de Fevereiro e terá como vedeta a adega João Portugal Ramos.
É de salientar a comodidade de poder acabar de jantar e ter a cama a 50 metros; efectivamente, a administração da Marina continua a dispensar o melhor acolhimento aos autocaravanistas.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Primeira escapada 2010

Vamos ver a Barragem do Alqueva quase no seu máximo de enchimento. Cota 152 metros, é obra!
Pretexto para ir ao "Aficionado" e, no sábado, Eno Jantar.
E vai estar friozinho, mas sol, esperemos!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Onde estão os vendedores de Autocaravanas e outros serviços

Todos sabemos que a actividade autocaravanista tem os seus problemas. Existem Clubs, movimentos, circulos, blogues, portais, associações. Todos temos boa vontade e, seguramente de boa fé, tentamos dar a nossa achega ao exercicio de um respeitável turismo itinerante em autocaravana.
Neste universo é gritante  a ausência das empresas que comercializam autocaravanas novas, de ocasião ou de aluguer, que prestam serviços de revisão, manutenção do equipamento, instalação de acessórios, parqueamento, etc.
Se não tivermos lugares, onde estacionar, pernoitar, fazer serviços, não compraremos autocaravanas mas não tenho reparado que essas entidades estejam nessa luta.
Vem este post a propósito de uma chamada de atenção para un site espanhol denominado Viajalibre no qual um importante grupo de empresas promovem e difundem o uso da autocaravana. Estão a desenvolver um Código Ético de Conduta que promova as boas práticas profissionais com os clientes, proporcionando mecanismos de qualidade e melhoria dos serviços de valor acrescentado ao autocaravanista.
De salientar neste site um importante documento intitulado La movilidad en autocaravana da responsabilidade do Observatorio Nacional de Seguridad Vial da Dirección General de Tráfico para o qual chamo a vossa especial atenção.

O CPA

Não é meu hábito fazer posts cruzados. Todavia dada a importância que atribuo ao assunto publico aqui o texto que acabei de lançar no Fórum do CPA. Tento agitar as águas; mais não posso fazer!
"A 10 de Dezembro o companheiro Ameneses publicou um post provocatório:
A continuação do CPA em causa

Como é sabido lancei-me de cabeça nesta discussão.
Compamheiros Ameneses, Viajante, teresa paiva, Ulisses, jose_gonçalves, JRFIRMINO, somos os únicos a quem o futuro do CPA interessa?
O Fórum do CPA está morto?
Hoje é dia 5 de Janeiro. A AG é a 30.
Existe(m) lista(s) concorrente(s) para a Direcção?
Com que nos vamos deparar em Fátima?
Estamos à espera de um "milagre"?"

FPAA


A FEAA - Federación Española de Asociaciones Autocaravanistas é uma organização recente: foi constituída a 9 de Junho de 2007. Nela estão neste momento federados 14 Clubes ou Associações de autocaravanistas que vão desde a Catalunha, a Madrid, à Galiza ou a Tenerife.
Mantém um SITE na Internet com muito interesse. A sua consulta inspira-nos e conforta-nos na ideia da bondade da criação de uma Federação dedicada ao autocaravanismo.
Atenda-se aos objectivos apresentados na página inicial do site:
• Ofrecer una vía más para la expresión y representación a nivel estatal de los autocaravanistas españoles
• Constituirse en un referente imprescindible en lo relativo al autocaravanismo en el estado español
• Agrupar al mayor número de asociaciones autocaravanistas posible, ya que de ello va a depender, en buena medida, su fuerza y representatividad
• Promover el conocimiento general de la actividad autocaravanista y contribuir a mejorar la imagen de nuestro colectivo, pues en la medida en que seamos mejor conocidos seremos también mejor aceptados
• Defender y mejorar las condiciones de uso de la autocaravana en España
• Contribuir al diálogo entre los distintos colectivos autocaravanistas y sus representantes propiciando, en la medida de sus posibilidades, la creación de espacios de trabajo que permitan la discusión ordenada de los problemas del colectivo autocaravanista, la identificación de los objetivos comunes por los que luchamos y la unificación de criterios para su mejor defensa, favoreciendo así la necesaria y deseada unidad del colectivo autocaravanista

Substituindo as menções “españoles”, e “España” por portugueses e Portugal, revejo-me completamente nestes objectivos.
Apesar da sua bastante recente criação é notável o Resumo das acções empreendidas pela Federação: a sua consulta que poderá ser um bom fermento para a germinação de ideias em Portugal.
Dêem-me boas razões para não lutar pela criação de uma FPAA!







sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

I Congreso Nacional sobre Autocaravanismo - Espanha

Já foi referida por alguns companheiros a realização do I Congreso Nacional sobre Autocaravanismo a realizar por companheiros espanhóis pertencentes a uma organização denominada "Asociación Cultural para el Fomento del Autocaravanismo en España". A última referência sobre este assunto apareceu na Newsletter "Viajar en AC" recentemente publicada e que é do seguinte teor:
"I Congreso Nacional sobre Autocaravanismo
Asociación Cultural para el Fomento del Autocaravanismo en España

29 de diciembre de 2009
La Asociación Cultural para el Fomento del Autocaravanismo en España (ACFAE) ha puesto en marcha el I Congreso Nacional sobre Autocaravanismo que se celebrará en el Palacio de Congresos de Córdoba, durante los días 4,5 y 6 de diciembre del 2010.
El evento se hace bajo el auspicio de la Delegación de Turismo, Comercio y Deporte y con el apoyo del Excelentísimo Ayuntamiento de Córdoba.
La propuesta, convocatoria y organización, parte de un grupo entusiasta de autocaravanistas, preocupados por la situación que viene atravesando el autocaravanismo en España: falta de regulación y prohibicionismo explicito por parte de las autoridades competentes, en contraposición con lo que sucede en el resto de Europa, donde este tipo de turismo es gratamente recibido.
Estamos convencidos de que un congreso puedes ser una inmejorable oportunidad para debatir, divulgar y promocionar a todos los niveles nuestra actividad viajera.
El Comité Organizador, presidido por Juan Antonio Naranjo Luque, está ya trabajando para ofrecer a todos los sectores interesados en el Autocaravanismo una interesante programación.
TEMAS A ABORDAR
Se abordarán temas tan diversos como los de la Movilidad, el Turismo Itinerante, la Sostenibilidad y la Equiparación con Europa. El repaso y debate sobre la realidad legislativa que se aplica al uso y disfrute de las autocaravanas en nuestro país y las diferencias entre las distintas Comunidades, ocuparan sin duda una ponencia de gran interés. Así mismo habrá comunicaciones, mesas de trabajo y conferencias que versen sobre temas tan diversos como puedan ser la Historia del Autocaravanismo, Los Viajes, El Asociacionismo o El Mantenimiento y las Novedades en el mundo de la Autocaravana… Queremos que también tengan cabida temas como la Seguridad Vial y la Conducción eficiente.
Dado que el congreso se ofrece en un largo Puente Festivo la Organización ha previsto facilitar a los participantes una acogida desde el día 3 al 8 de diciembre y un programa social lleno de actividades, visitas turísticas y ocio."
É de salientar a semelhança entre as preocupações dos companheiros espanhóis e as nossas. Dado o grande interesse que tem para o movimento autocaravanista nacional o modo como os nossos vizinhos vão tratar estes problemas já encetei os contactos necessários para poder estar presente como observador neste Congreso. Tenciono fazê-lo na qualidade de Coordenador do CAB.

Chers amis francophones

Avant tout je vous souhaite une très heureuse année 2010 avec beaucoup de santé et de très beaux voyages en camping car.
En étant inscrit aux Fórums:



que je consulte régulièrement je souhaite vous remercier par l’accueil que vous m’avez dispensé et une fois de plus me placer à votre disposition pour toute aide que je puisse vous donner.
Dans mes projets pour 2010 il y a un voyage au Maroc à faire à partir de mi avril et pour lequel je suis en train d’être aidé par vos fóruns.
Bien à vous tous

2010

Antes de mais desejos de um bom ano a todos os autocaravanistas; muita saúde, belas viagens.

Este Blogue e o seu autor foram escolhidos para a Coordenação do CAB-Circulo de Autocaravanistas da Blogo-esfera o que muito nos honra; tentaremos justificar a confiança que nos foi outorgada.

Queremos agradecer a todos os companheiros que nos têm acolhido no seio desta grande família tornando fácil a nossa integração na Nação Autocaravanista. Não podemos deixar de salientar o apoio recebido da parte do companheiro DeCarvalho cujo entusiasmo pela causa nos é fonte de inspiração.

Foi com alguma vaidade que nos vimos incluidos no seu Best Of de 2009, ao lado de projectos tão relevantes como o do excelente Camping Car Portugal ou do CAS do companheiro DeMatos.

Foi também com alguma surpresa que nos vimos citados (embora num lugar irrisório)numa classificação internacional de consulta de Blogues. Começámos e gerimos este projecto essencialmente como um local para registro das nossas viagens em autocaravana e não temos outras pretensões; foi com uma enorme surpresa que verificámos, depois de ter instalado um contador de visitas a 9 de Dezembro de 2009 o número de 510 visitas até à data. Este facto traz-nos alguma responsabilidade acrescida pois não podemos defraudar os nossos leitores. Assim, como sabemos que temos alguns leitores francófonos (devido ao facto de estarmos inscritos em fóruns franceses)tencionamos publicar alguns pequenos posts nessa língua.

Temos como grande projecto autocaravanista para 2010 um périplo por Marrocos que deve ter inicio a meados de Abril com o fim a depender do prazer e sucesso que formos encontrando, tendo como limite máximo o fim de Junho; óbviamente iremos mantendo um registro desse projecto.

Desde já agradecemos a todos os companheiros a atenção que tenham por bem dedicar-nos.